Boa tarde!           Domingo 27/09/2020   13:39
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Comdep participa de Festival da Limpeza de Araras
Comdep participa de Festival da Limpeza de Araras
Equipe regional faz capina e remoção de entulho do bairro e, junto com a Águas do Imperador, fará a retirada de mato e lixo do Rio Araras
 
20/09/2017 - 17:38 - Com capina e remoção de entulho, a Comdep está participando  do 18º Festival da Limpeza de Araras, que é promovido pelo Projeto Araras. O evento iniciado nesta terça-feira (19.09) vai seguir até o fim da próxima semana. Além disso, ao lado da Águas do Imperador, a Comdep está retirando mato e lixo do Rio Araras. A Companhia ainda vai ministrar um workshop sobre recicláveis.

Este ano, o tema do Festival de Limpeza é “Rio Araras que te quero limpo”. A Águas do Imperador terá cinco funcionários retirando folhagem, pedras e lixo que estiverem no rio atrapalhando o curso da água. Em seguida, a Comdep fará a recolhimento desse lixo. Esse trabalho será realizado na próxima semana até quinta-feira (28.09).

“O Projeto Araras mantém uma tradição de promover esses mutirões de limpeza em setembro e nós vamos dar nosso apoio. Já temos feito limpeza de rios e já estivemos inclusive fazendo a retirada de mais de 100 pneus jogados no início do ano”, lembrou o presidente da Comdep, Wagner Silva. Em fevereiro, um caminhão ficou lotado com pneus descartados de maneira irregular no rio em Araras, que tiveram de ser retirados manualmente por funcionários da empresa.

Além da limpeza do rio, a Comdep vai fazer capina, roçada e remoção de entulho do bairro, a partir da comunidade do Malta, no ponto final do ônibus de Araras. Entre 20 e 25 funcionários serão mobilizados para o trabalho. Esses serviços são executados regularmente pela equipe regional da empresa e será realizado dessa vez em sistema de mutirão.

A participação da Companhia vai se estender ainda com a participação da coordenadora de educação ambiental da empresa, a professora Jussara Gatto Justen, que vai falar sobre reciclagem. O workshop será na próxima sexta (22.09), a partir de 10h, na Escola Paroquial Santa Bernardete, para cerca de 40 alunos de 2º e 3º anos do colégio.

“Vamos apresentar um vídeo da Turma da Mônica que fala sobre meio ambiente e reciclagem, que é adequado para essa idade deles. O objetivo é falar é inserir esse assunto na realidade que eles conhecem do bairro onde moram. Depois, vamos fazer artesanato como uma forma lúdica de mostrar o reaproveitamento de materiais”, explicou a professora.

O Festival da Limpeza tem o objetivo, segundo o Projeto Araras, de levantar o debate sobre o de despejo de lixo e esgoto no rio e discutir o tratamento de esgoto na região. A ideia é mobilizar a comunidade para estas questões – enquanto os moradores participam das discussões, os estudantes recebem o conteúdo de educação ambiental.

“Nós acabamos fazendo a ponte entre os moradores e os setores públicos envolvidos em cada questão que afeta a nossa região”, disse a vice-presidente do Projeto Araras, Fernanda Reis.

Esse ano, Araras recebeu atenção a questão do saneamento básico, com a extensão da rede de água em 7,5 km, que levou água para mais de duas mil pessoas no Vista Alegre. O investimento da Águas do Imperador, de mais de R$ 730 mil, incluiu perfuração de poços, instalação de bombas hidráulicas, construção de um reservatório e de uma elevatória para ligar mais de 300 imóveis da região. A Comdep também acompanha o trabalho para garantir qualidade na água e na coleta do esgoto no local.

Programação dos filmes em cartaz