Bom dia!           Sexta 26/04/2024   11:21
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Cerca de mil crianças e adolescentes atualizaram a caderneta de Vacinação
Cerca de mil crianças e adolescentes atualizaram a caderneta de Vacinação
Campanha iniciada no dia 11 de setembro teve o dia D no último sábado (16)
 
18/09/2017 - 17:07 - A prefeitura promoveu no último sábado (16) o Dia D da campanha de Multivacinação iniciada no dia 11 de setembro. Até o momento cerca de mil crianças e adolescentes compareceram às unidades de Saúde para atualizar a caderneta de vacina. Apesar de o número de imunizados não ser alto, a Secretaria de Saúde avalia como positiva a resposta da campanha, uma vez que muitos pais compareceram às salas de vacina para se informarem quanto ao período de reforço de algumas doses.
 
“O número de vacinado foi pequeno, mas o movimento de pais que se deslocaram até as salas de vacina para terem informações foi bem grande. Eles queriam informações sobre o reforço de algumas doses o que mostra que a caderneta da criança e do adolescente está em dia, então estamos cumprindo nossa meta de imunização das crianças”, avalia a coordenadora da Epidemiologia Alessandra Cardoso.
 
A Campanha Nacional de Multivacinação segue em 14 unidades de saúde com rotina de imunização até o dia 22 de setembro. O Ministério da Saúde utilizou a estratégia para reforçar junto aos pais a atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente ofertando 12 vacinas para crianças de 0 a 9 anos, entre elas - BCG, meningocócica, pneumocócica e Hepatite B e 7 vacinas para os adolescentes de 10 a 14 anos que poderão ser imunizados contra o  HPV, dupla adulto, meningocócica, entre outras. A ação visa proteger crianças, pré-adolescentes e adolescentes precocemente contra doenças evitáveis a que eles possam estar sujeitos até a vida adulta.
 
A chefe da imunização da Epidemiologia, Simone Sisnando, explica que os pais ou responsáveis deverão comparecer às unidades levando documento de identidade, a caderneta ou comprovante de vacinação da criança ou do adolescente para avaliação e, no caso de haver alguma dose em aberto, ela será aplicada.
 
“Todas as vacinas fazem parte da rotina, então não há meta a ser atingida, mas precisamos reforçar junto aos pais a importância da aplicação das doses subsequentes de algumas vacinas. Com o fim da campanha, todas as doses continuam disponíveis, essa estratégia visa chamar a atenção dos pais sobre a atualização da caderneta”, disse Simone Sisnando.
 
Imunização para o adolescente segue reforçada
 
A atualização da caderneta de vacinação do adolescente está sendo reforçada nas escolas e junto às unidades de Saúde. Os adolescentes serão vacinados contra hepatite B, dupla adulto (evita difteria e tétano), tríplice viral SCR – Protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além da Meningocócica C para adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 12 e 13 anos.            
 O município espera vacinar 18 mil adolescentes, porém, atualmente há 1.646 meninas e meninos protegidos contra o vírus do HPV. A vacina protege contra quatro subtipos de HPV, sendo dois responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero, que é a terceira causa de morte de mulheres no Brasil.
 
“A vacina só protege contra a doença quando é seguido o esquema de vacinação corretamente, com as doses subsequentes. Devem ser vacinados: meninas dos 9 aos 14 anos e os meninos dos 11 aos 14 anos, em ambos os casos, o esquema vacinal prevê a aplicação de duas doses. A vacina é segura e só não pode ser aplicada em gestantes, então é muito importante que todos sejam imunizados até o dia 22”, orienta a coordenadora de Epidemiologia, Alessandra Cardoso.
 
As doses estão disponíveis no Centro de Saúde, Coordenação de Epidemiologia, ao lado do Hospital Nelson de Sá Earp, Ambulatório Escola, Hospital Alcides Carneiro, além de 3 postos de saúde da família e 7 unidades básicas de Saúde de 9h às 16h -  com intervalo de 1h de almoço. Nas UBS do Retiro, Quitandinha e Itamarati a população pode se vacinar até às 19h30.
Programação dos filmes em cartaz