Boa tarde!           Segunda 14/10/2019   12:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Exposição sobre Machado de Assis é aberta no Centro de Cultura Raul de Leoni
Exposição sobre Machado de Assis é aberta no Centro de Cultura Raul de Leoni
Mostra com imagens da Cidade Imperial costuradas por textos do escritor integra a programação da Festa Literária da Serra Imperial
 
Exposição inaugurada nesta quinta-feira (31.08) ficará em cartaz até 30 de setembro
 
31/08/2017 - 14:34 - O encontro das belas paisagens de Petrópolis costuradas por poemas de Machado de Assis, que tanto se inspirou na Cidade Imperial presente em algumas de suas obras. Essa relação entre o “Bruxo do Cosme Velho” com Petrópolis é contada na exposição A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas, inaugurada nesta quinta-feira (31.08) na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A mostra, que integra a programação da Festa Literária da Serra Imperial, poderá ser visitada até 30 de setembro, com entrada franca.

“É uma felicidade recebermos um evento literário como a Flisi, pois queremos que o Centro de Cultura realmente seja um espaço da Cultura, em todas as suas manifestações, e da população. E ser palco de uma exposição que homenageia um dos maiores escritores do país, que é Machado de Assis, e que tem uma ligação especial com a nossa cidade, presente em seus textos. Sem sombra de dúvidas é uma honra para nós termos essa oportunidade de levar ao público essa relação do autor com a Cidade Imperial e de seus belos poemas”, comenta o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

A abertura teve a participação da turma no 9º ano do Colégio São Tomás de Aquino, que realizou a visita guiada feita pelas arte-educadoras Jaqueline do Valle e Patrícia Araújo. Além da apresentação sobre Machado de Assis, os estudantes conheceram a mostra e depois participaram de uma atividade artística sobre o homenageado da Flisi.

“Queremos levar para o maior número de pessoas o conhecimento sobre Machado de Assis e essa relação que ele tinha com Petrópolis, que muitos não sabem. Nós mesmas descobrimos coisas que não sabíamos, como a condecoração da Ordem da Rosa que Machado recebeu do então imperador Dom Pedro II”, contam as arte-educadoras.

A inauguração da exposição A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas também contou com a presença do diretor de Cultura da Fundação Cesgranrio, Leandro Belini – patrocinadora da Flisi. “Além da educação, nosso trabalho é envolver o público estudantil com a Cultura. Somos uma das principais instituições culturais do país e desenvolvemos um trabalho prioritariamente com estudantes com projetos de música, dança, teatro. Enfim, com a Cultura que é tão importante”, disse.  
 
Um passeio pela Cidade Imperial e poemas de Machado de Assis
 
Composta por 15 fotografias de Petrópolis – que fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional – na exposição o público faz um verdadeiro passeio pela Cidade Imperial e uma viagem nas poesias do escritor, que é o grande homenageado da Flisi. Em sua segunda edição, o evento literário também celebra os 120 anos da Academia Brasileira de Letras, que teve a frente o autor - um dos fundadores da instituição a qual presidiu até sua morte em 1908. E a mostra revela também essa relação com Petrópolis, que vai além de seus contos.

“É a oportunidade do público saber que um dos maiores personagens da literatura brasileira tinha paixão enorme por Petrópolis, presente em várias de suas obras. Tendo vindo ou não a Petrópolis, a verdade é que ele tinha um apreço enorme pela Cidade Imperial. Não apenas pelas paisagens e belezas, mas por tudo o que acontecia aqui. Essa é a grande importância dessa exposição. Inclusive Machado de Assis teve seu primeiros artigos publicados no jornal Parahyba, o primeiro impresso de Petrópolis – em circulação entre 1857 e 1859 – o qual inserimos a cópia na exposição para que o público pudesse ver”, conta Cristina Oldemburg, presidente do Instituto Oldemburg, realizadora da Flisi.

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h, com visitadas guiadas durante a Flisi já nesta quinta, às 15h, e também nos dias 1º e 2 de setembro, em dois horários, às 11h e 15h. Além da mostra, uma mesa redonda sobre essa relação entre Petrópolis e Machado de Assis também está na programação. O encontro acontece nesta sexta-feira (1º.09), às 18h, no Teatro Afonso Arinos com o professor de Literatura e Gerente do CCRL, Marcelo Fernandes e os professores Suzana Klôh e Leandro Rodrigues, que vai mediar o bate papo.
 
Serviço:

Exposição A Serra Imperial de Machado de Assis e seus melhores poemas

Data: de 31 de agosto a 30 de setembro
Visitação: de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h
Entrada Gratuita

Local: Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni
Endereço: Praça Visc. de Mauá, 305
Tel.: (24) 2233-1221
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis

Programação dos filmes em cartaz