Bom dia!           Sábado 28/11/2020   10:27
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Cinema > Cine Humberto Mauro recebe exibição de curtas premiados nesta sexta-feira (25.08)
Cine Humberto Mauro recebe exibição de curtas premiados nesta sexta-feira (25.08)
Sessão gratuita faz parte do Cinema 360° e será realizada às 19h no Centro de Cultura Raul de Leoni
 
23/08/2017 - 15:12 - Os amantes do audiovisual terão a oportunidade de conferir, nesta sexta-feira (25.08), uma exibição de curtas premiados na Mostra do Filme Livre (MFL) que chega a Petrópolis no Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. A sessão gratuita, que acontece às 19h, integra o Cinema 360º - um conjunto de ações de exibição e difusão de obras audiovisuais dos mais diversos tempos e gêneros, em diversos espaços e locais públicos. Além dos curtas, também serão exibidos os filmes Carros, Carros, Carros, da petropolitana Fernanda Almeida, e Ordenha, de Diana Iliescu, vencedora do Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2017.
 
Em Petrópolis, a Mostra do Filme Livre acontece pelo terceiro ano consecutivo com o Cinema 360º em uma ação promovida por cineclubes livres. A Cidade Imperial entra no mapa da iniciativa, que também acontece em mais 90 cidades do Brasil. Nesta sexta serão exibidos os curtas Algo do que fica, (de Goiás), As ondas (do Rio de Janeiro), Cheiro de Melancia (de Pernambuco) e Vando Vulgo Vedita (do Ceará).
 
O primeiro conta a história de avó e neta que estão de mudança da casa onde vivem no centro de Goiânia, ao lado do lote do acidente do Césio 137. Em breve a casa será demolida para a construção de um museu e enquanto isso, uma estranha presença orbita pela casa. Em As Ondas, à beira-mar, um refletor estroboscópico sonha com uma fábrica de manequins.
 
No curta Cheiro de Melancia, Cíntia era pequena quando sua mãe lhe contou sobre o cheiro de melancia, o cheiro que se sente quando o tubarão está por perto. Luísa, 10 anos mais nova que sua irmã, nunca viu o mar. Uma ruína no litoral guarda pedaços da memória e um pesadelo que Cíntia não consegue lembrar o final. Em Vando vulgo Vedita conta sobre Vando, que não é visto faz um tempo nas ruas da Barra.
 
Desde 2008 o Cinema 360º traz a Petrópolis uma série de filmes – curtas e longas – que não integram a programação das grandes salas de cinema.
 
“A ideia com esse projeto é trazer para Petrópolis filmes que não entram no circuito comercial de exibição. Dentro dessa proposta priorizamos a produção nacional, a independente e o cinema local”, explica a cineasta e idealizadora do projeto, Aline Castella, responsável por retomar as exibições no Edifício Profissional, onde antes havia o Teatro Cassino Fluminense, local da primeira exibição de filmes em Petrópolis e, para alguns importantes pesquisadores do cinema nacional, local da primeira exibição de filmes feitos no Brasil, ocorrida em 1º de maio 1897. 
 
Em setembro, a sessão do Cinema 360º no Cine Humberto Mauro será no dia 21 com o filme Bike x Carros, um documentário que aborda diversos aspectos da mobilidade urbana em várias cidades do planeta.
logo top cine em pe
Programação dos filmes em cartaz