Bom dia!           Sexta 29/03/2024   06:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil recebe o apoio da Reserva Biológica Estadual de Araras na #QueimadaNão
Defesa Civil recebe o apoio da Reserva Biológica Estadual de Araras na #QueimadaNão
Equipes farão palestra em conjunto em Araras

Objetivo da campanha é reduzir conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e solturas de balões
 
17/08/2017 - 17:26 - A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai receber o apoio das equipes da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio-Araras) na campanha #QueimadaNão. Os órgãos programaram uma ação especial para os alunos do Colégio Anglicano, em Araras, na próxima segunda-feira (21.08). Desde o início do trabalho no início de agosto, as equipes da Defesa Civil já visitaram 20 escolas do quinto distrito, chegando a mais de 2 mil alunos. Em julho, a campanha passou pelos clubes da cidade, chegando a 150 atletas.

O trabalho em conjunto visa conscientizar a população sobre os riscos das queimadas e solturas de balões. Além disso, os alunos terão a oportunidade de plantar uma muda de árvore na escola. A campanha #QueimadaNão é organizada pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Superintendência de Esportes da cidade.

“A nossa ideia é transformar essas crianças em multiplicadores. Estamos orientando que eles levam essa ideia para dentro de casa, para os cursos, conversem com os amigos e com a família. É o início de um trabalho de prevenção, que tem como objetivo final reduzir os casos de incêndios florestais na cidade. É importante que os jovens saiam da apresentação com a certeza que podem ajudar nesse trabalho”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

A chefe da Rebio-Araras, Isabela Bernardes, conta que o trabalho realizado na reserva tem dado bons resultados: há dois anos não existe registro de queimadas no local. “Estamos tomando medidas preventivas que podem ser utilizadas em outras partes do município. Mas o trabalho com as crianças é o mais importante. Acredito que uma marca do nosso apoio vai ser a plantação de uma muda de árvore. Isso marca a vida delas, que não esquecem mais da importância da preservação”, afirma.  

O trabalho preventivo é uma das ações do Plano Inverno 2017 de Petrópolis, que orienta e traça um plano para o combate aos incêndios florestais que atingem a cidade no período de estiagem. O primeiro plano de contingência para a estação está disponível no site da prefeitura.
 
“As mudanças climáticas estão trazendo problemas em todo o planeta. Mais do que explicarmos este tema às crianças e aos adolescentes, é importante que elas aprendam o que podem fazer no seu dia a dia, para preservar a natureza e ajudar a mudar esta situação”, completa Paulo Renato.  
Programação dos filmes em cartaz