Bom dia!           Segunda 17/02/2020   11:07
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Comdep inicia instalação de placas de “Proibido jogar entulho”
Comdep inicia instalação de placas de “Proibido jogar entulho”
Serão colocadas 50 novas placas em toda cidade, começando por Vila Rica, Nogueira, Castelo e Corrêas
 
17/08/2017 - 17:41 - A Comdep começou a instalar placas informando sobre a proibição de jogar entulho e divulgando o contato do Disque Entulho. Essas placas serão colocadas em locais onde a empresa faz a coleta frequentemente, mas o descarte irregular continua – principalmente próximo a lixeiras. Algumas delas já estão em Vila Rica, Nogueira, Castelo e Corrêas, por exemplo, e a previsão é de que sejam colocadas 50 placas nessa primeira fase em toda cidade.

“Desde o início do ano, nós temos feito a coleta de entulho com muito empenho, tanto que já tiramos mais de 70 mil toneladas na cidade toda. Também colocamos mais um serviço à disposição dos moradores que tem dificuldade de fazer o transporte para o aterro de Pedro do Rio e já passamos de1 mil coletas pelo Disque Entulho em três meses. Ainda tem as coletoras de metal, que podem receber os resíduos volumosos. Então a população tem opções para que o descarte correto”, destaca o presidente da Comdep, Wagner Silva.

A placa lembra que jogar entulho sobre calçadas e ruas é infração grave, de acordo com o Código de Posturas. Quem é flagrado descartando restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos em desacordo com a legislação municipal recebe multa de R$ 800 e é intimado a fazer a retirada imediata. A Fiscalização de Posturas faz rondas em carros descaracterizados para coibir a prática e essas placas são mais uma forma de impedir a irregularidade.

O modo correto para descartar os chamados “resíduos volumosos” é levando para o aterro de Pedro do Rio. Quem tem dificuldade de fazer o transporte para lá conta com o Disque Entulho, um serviço gratuito disponibilizado pela Comdep para fazer o recolhimento de até 20 sacos de entulho. Basta ligar para 2243-7822 e agendar a coleta em casa.

As placas de metal são preparadas pelo setor de obras da Comdep. As chapas são preparadas com material antiferrugem e adesivadas. Além dos primeiros locais, já estão previstas outras para Pedras Brancas, Fazenda Inglesa, Alto da Serra, Quitandinha, Quarteirão Ingelheim, Quarteirão Brasileiro, Saldanha Marinho e Estrada da Saudade. Os próprios moradores desses bairros fizeram pedidos de instalação de placas. As demais serão colocadas em locais a ser decidido pela empresa. Após essa leva, a Comdep vai planejar a instalação de mais placas. 
Programação dos filmes em cartaz