Boa noite!           Terça 07/12/2021   02:59
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Cuidados Paliativos é Tema de Curso que será Realizado na APPO
Cuidados Paliativos é Tema de Curso que será Realizado na APPO
O objetivo é oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida através da prevenção e alivio do sofrimento imposto pela doença
 
15/08/2017 - 11:38 - Começa na próxima quinta-feira, dia 17 de agosto, às 19h, o Curso “Educação Continuada em Cuidados Paliativos”, que será realizado na Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, APPO, em parceria com a Secretaria Regional de Ação Social, Igreja Metodista Wesleyana, Primeira Região Eclesiástica, Pontual Farmacêutica e RadioSerra – Centro Regional de Radioterapia.
 
Voltado para profissionais da área saúde, estudantes e pessoas interessadas ao tema, o curso tem como objetivo apresentar o que são os Cuidados Paliativos, ainda pouco difundidos na cidade. “O Cuidado Paliativo atende os pacientes além das dimensões física, emocional e social como prioridades dos cuidados oferecidos, reconhecendo a espiritualidade como parte do tratamento. Valorizar esse movimento em busca da transcendência ao se deparar com a morte é um pilar do Cuidado Paliativo”, explica Bruno Oliveira, um dos organizadores.
 
Os profissionais selecionados para participarem deste projeto foram selecionados através de sua vasta experiência na área, são pessoas que atuam há anos na implantação e divulgação dos Cuidados Paliativos no Brasil, e no mundo, como: Cláudia Naylor, Silvana Aquino, Bruno Oliveira, Edson Fernando de Almeida, Germana Hunes e Eduardo Rosa Pedreira.
 
Paliativos são os cuidados assistenciais oferecidos para todo paciente que tenha uma doença fora de possibilidades de cura, e que ameace sua vida, visando uma melhor qualidade de vida.  Para isso é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe multidisciplinar, que tem o desafio de avaliar e tratar da dor e outros sintomas físicos, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.
 
Esses cuidados são oferecidos para o paciente e sua família no momento em que o médico assistente identifica que não existem mais possibilidades da doença ser curada. Todos os envolvidos nesse processo devem ser acolhidos pelos Cuidados Paliativos.
 
Ao todo, serão realizados 10 encontros, um por semana, durante os meses de agosto, setembro, novembro e previsão de término no dia 09 de novembro. Os temas abordados serão: “Cuidados Paliativos e a Cultura dos Limites”, “Cecily Saunders e a dor total”, “Fé e Sentido da Vida”, “Espiritualidade e Resiliência”, “A Interdisciplinaridade no Cuidado Paliativo”, “Aspectos Psicológicos da Morte e do Morrer”, “Hospital do Câncer IV - Unidade de Cuidados Paliativos”, “Comunicação de Más Notícias”, “Bioética em Questões de Final de Vida” e “Tanatologia”.
 
Foram disponibilizadas 40 vagas, que rapidamente se esgotaram. A meta é que no futuro, mais cursos como este sejam realizados na Associação.
 
Mais informações sobre a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos, podem ser obtidas através do telefone (24) 2242-0956, do site www.appo.org.br, no e-mail appo@appo.org.br ou, pessoalmente, na sede da APPO, localizada nas dependências da Casa de Apoio à Rua Visconde da Penha, nº 72- Centro.
 
SERVIÇO:

Educação continuada em Cuidados Paliativos

Dia 17 de Agosto às 19h
“Cuidados Paliativos e a Cultura dos Limites” – Cláudia Naylor

Dia24 de Agosto às 19h
“Cecily Saunders e a dor total” – Silvana Aquino

Dia 31 de Agosto às 19h
“Fé e Sentido da Vida” – Bruno Oliveira

Dia 14 de Setembro” às 19h
Espiritualidade e Resiliência – Edson Fernando de Almeida

Dia 21 de Setembro” às 19h
A Interdisciplinaridade no Cuidado Paliativo – Germana Hunes

Dia 28 de Setembro às 19h
“Aspectos Psicológicos da Morte e do Morrer” – Silvana Aquino

Dia 05 de Outubro às 19h
“Hospital do Câncer IV – Unidade de Cuidados Paliativos” – Germana Hunes

Dia 19 de Outubro às 19h
“Comunicação de Más Noticias” – Silvana Aquino

Dia 26 de Outubro às 19h
“Bioética em questões de final de vida” – Eduardo Rosa Pedreira

Dia 09 de Novembro às 19h
“Tanatologia” (Sessão Cinema) – Bruno Oliveira 
Programação dos filmes em cartaz