Boa noite!           Sábado 31/10/2020   18:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Artigos > Nutróloga veterinária ministra aula sobre nutrição e alimentação natural na Montecaseros
Nutróloga veterinária ministra aula sobre nutrição e alimentação natural na Montecaseros
Receitas de petiscos naturais e feira de adoção são atrações do evento

15/08/2017 - 12:26 - Que tal aprender mais sobre nutrição e alimentação natural para cães e gatos? No próximo sábado, dia 19 de agosto, será realizada uma palestra sobre o assunto pela nutróloga veterinária Larissa Bitencourt, de 11h às 16h, na Clínica Amigo Bicho, localizada na Rua Montecaseros, 414, em Petrópolis.

Muitos tutores se perguntam como saber se o pet está suficientemente nutrido. A resposta  virá levando o animal ao médico veterinário e submetendo-o a exames laboratoriais. A partir do resultado, é possível escolher entre ração ou alimentação natural. “A alimentação natural, também conhecida como AN, é uma dieta caseira balanceada e completa, composta por ótimos níveis de proteína animal, gorduras saudáveis na medida certa, carboidratos não inflamatórios de baixo índice glicêmico e enriquecida com legumes, verduras e hortaliças”, explica a profissional.

Para a veterinária, a alimentação natural pode ser considerada mais eficiente do que ração. “Quando estudamos a fisiologia dos cães e gatos, vemos que seu organismo precisa de certos níveis de nutrientes que infelizmente as rações não podem oferecer. Sem contar com os inúmeros aditivos químicos que são extremamente nocivos à saúde dos animais presentes nas rações. Porém, hoje já existem rações no mercado com níveis otimizados de vitaminas e minerais e sem os principais fatores inflamatórios. Essas rações são um excelente SOS em casos em que não é possível oferecer AN ao pet”, complementa.

A alimentação natural pode ser adotada tanto em cães, quanto em gatos, a partir do desmame, ou seja, aos 30 ou 35 dias de vida. Em adultos, os principais benefícios surgem em animais obesos, pacientes renais, diabéticos,  cardiopatas, oncológicos e senis. A diferença para a saúde do animal é o bom funcionamento de todos os sistemas por conta do equilíbrio do alimento ingerido e os níveis otimizados de nutrientes. Além disso, essa nutrição é  livre de conservantes, com alta quantidade de água, muito mais saborosa, 100% customizável,   proporcionando longevidade, pelagem brilhosa e vibrante, vitalidade e fezes com odor reduzido.
Apesar de todos os benefícios, deve-se tomar cuidado antes de introduzir a alimentação natural em animais que sempre comeram ração. A transição deve ser feita bem devagar e requer atenção do tutor. Durante a mudança na alimentação, o animal pode apresentar diarreias e vômitos. “É preciso começar oferecendo aos poucos alimentos frescos misturados na própria ração ou em refeições 100% naturais. Cada dia um ingrediente diferente, para que se possa descobrir o que o animal gosta e o que ele não gosta”, orienta.

O importante é a cada dia diminuir a quantidade de ração e aumentar a quantidade de AN. O ideal é procurar um médico veterinário especializado para auxiliar nessa transição e ajudar na formulação dos cardápios, a fim de não faltar nada e não sobrar nada. As dietas oferecidas podem e devem ser diferenciadas de acordo com o tipo de animal, idade, peso, grau de atividade e porte. Caso seja portador de patologia, a dieta segue uma formulação específica para a doença apresentada pelo animal.

No sábado, a partir das 13h até 16h, a Veterinária Larissa Bitencourt vai ensinar tutores a preparar Petiscos Naturais. E quem vai se dar bem são os  pets que estiverem no local, pois degustarão muitas delícias. Dentre as receitas 100% naturais, livres de conservantes, os espectadores poderão conferir bombons caninos anti-inflamatórios, patês, biscoitos e barrinhas de cereais.

No evento, estarão presentes as empresas Comida Cãoseira, Ração Equilíbrio e Laboratório Organnact, distribuindo amostras de produtos. Durante o dia, haverá Feira de Adoção de Cães e Gatos, com o grupo Proteção Cão Amor.  A Clínica Veterinária Amigo Bicho fica na Rua Montecaseros, 414, em Petrópolis/RJ. 
Programação dos filmes em cartaz