Boa noite!           Sexta 29/03/2024   02:20
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Esportes > Mostras de Aikidô e Judô destacam a cultura da paz e do respeito no Japão
Mostras de Aikidô e Judô destacam a cultura da paz e do respeito no Japão
Artes marciais ganham destaque na programação do Bunka-sai

Evento sobre a cultura japonesa aconteceu no fim de semana
 
14/08/2017 - 14:26 - Quem acompanhou a apresentação de Aikidô e Judô dentro da programação do Festival da Cultura do Japão – Bunka-Sai 2017 – aprendeu um pouco mais sobre a importância do respeito, da ética e da cultura da paz dentro das artes marciais nipônicas. No país oriental, a prática de atividade física é considerada um passatempo saudável que desenvolve a disciplina, constrói o caráter e encoraja o jogo honesto, além de promover o espírito solidário. As mostras aconteceram no sábado (12.08) e no domingo (13.08) dentro do Palácio do Cristal.

“Desde o início da gestão o esporte está presente nos principais eventos da cidade. O objetivo foi unir a prática esportiva com a cultura japonesa. As artes marciais são tradicionais em Petrópolis e é importante que as pessoas conheçam mais sobre essas modalidades”, disse o superintendente de Esportes do município, Hingo Hammes.

Cada apresentação contou com 15 alunos de cada modalidade e de diversas idades. Desde os mais novos até os mais graduados tiveram a oportunidade de participar. “Os mais novos fizeram os movimentos mais simples, mas as artes marciais exigem treinamento e continuação, por isso, trouxemos também os alunos mais graduados”, explica Bernardo “Caneca”, professor de Aikidô há 19 anos na cidade e o responsável pela modalidade no Bunka-sai.

“Vale destacar que a cultura japonesa valoriza o jogo honesto. É importante que a gente coloque isso como nosso objetivo principal. É necessário entender que no esporte, assim como na vida, a gente pode vencer ou perder”, completa Bernardo.

Responsável por um dos grupos de Judô que se apresentou no Bunka-sai, Ronaldo França, falou sobre as características da modalidade para o público que acompanhou a mostra no Palácio de Cristal. “O judô é uma adaptação do jiu-jitsu, que tem por objetivo desenvolver técnicas de defesa pessoal, fortalecer o corpo, o físico e a mente de forma integrada. O objetivo principal é alcançar pontos derrubando o adversário, obrigando-o a colocar os ombros no chão; imobilizá-lo por trinta segundos, ou então, por uma chave-de-braço”, explicou.

A mostra chamou a atenção de quem foi até o Palácio de Cristal. O petropolitano Guilherme Inácio, de 23 anos, procurou o Bunka-sai pela culinária. “Eu vim aqui para comer, mas vi o movimento dentro do Palácio e me aproximei. Achei muito interessante a aula. É quase um estudo sobre a cultura do Japão. Já pratiquei algumas artes marciais, mas nunca havia parado para saber sobre as origens delas”, contou. 

Programação dos filmes em cartaz