Boa tarde!           Sexta 28/02/2020   15:41
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Trabalho da Secretaria de Serviços melhora limpeza em toda cidade
Trabalho da Secretaria de Serviços melhora limpeza em toda cidade
Com a pasta mais próxima dos distritos, Comdep consegue ampliar a coleta de entulho nos bairros mais próximos do Centro

09/08/2017 - 15:59 - A divisão de trabalhos entre a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e a Comdep tem sido fundamental para deixar a cidade mais limpa. Em pouco mais de sete meses, mais de 70 mil toneladas de entulho foram removidas em Petrópolis. A pasta, sediada no distrito de Itaipava, consegue atender com mais agilidade os moradores de toda região. Com isso, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis pode concentrar a atuação no primeiro distrito e em bairros mais próximos ao Centro.

Esta semana, por exemplo, o trabalho da SSOP está acontecendo em um trecho da Estrada União e Indústria, entre o Parque Municipal de Itaipava e Pedro do Rio. Neste período foram retiradas 115 toneladas de restos de obras, mato, móveis e eletrodomésticos. O serviço continua no quarto distrito de Petrópolis, avançando para a Comunidade Boa Vista (localidade conhecida como Bananeira) e também para o bairro Vila Rica.

“O principal motivo para a secretaria ter sido instalada em Itaipava era que os serviços pudessem chegar mais rápido aos distritos. É isso que temos feito e os resultados são positivos em toda a cidade”, diz o titular da secretaria, Djalma Januzzi.

O trabalho da SSOP é feito por funcionários, maquinário e caminhões da Força Ambiental, empresa que faz o recolhimento de lixo na cidade. A limpeza entre Itaipava e Pedro do Rio, foi feito por cinco homens, com o apoio de dois caminhões e um retroescavadeira.

Paralelo ao trabalho executado nos distritos, a Força Ambiental
l​​também retira entulho, removendo as caçambas de metal, que tem capacidade de cinco toneladas cada uma. Estes compartimentos servem justamente para o descarte dos chamados “resíduos volumosos”. Nesta quarta (09.08), esse serviço – neste caso coordenado pela Comdep - passou por ruas dos bairros Independência, Bairro Mauá, Quarteirão Brasileiro e Duarte da Silveira.

A Comdep também realiza a limpeza nos arredores do Centro. Nesta quarta (09.08), por exemplo, as equipes passaram pela Cel. Veiga, Barão do Rio Branco, Quarteirão Brasileiro, João de Deus, Max Molter, Cristóvão Colombo (Castelânea), Álvaro Lopes de Castro (Mosela), Rua Kopke (Duchas) e Duque de Caxias (Vila Militar).

“Nós encaramos as dificuldades que a cidade viveu na coleta do entulho no início do ano e, com muito esforço, conseguimos melhorar o quadro. Hoje, o despejo está menor, mas continuamos trabalhando com muita força para deixar a cidade limpa”, destaca o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Diariamente a Comdep utiliza cinco caminhões e duas retroescavadeiras para fazer a coleta do entulho. No total, são 11 pessoas, entre motoristas, operadores das máquinas e ajudantes, que fazem o serviço. Cada caminhão faz de três a quatro viagens por dia, conseguindo remover de 80 a 100 toneladas de detritos diariamente.

Disque Entulho retira materiais Gratuitamente

Outro meio de remover os resíduos é pelo Disque Entulho. A Comdep faz em média 15 atendimentos por dia, retirando gratuitamente até 20 sacos de entulho a partir da coleta agendada. Para marcar uma data para passagem do caminhão, qualquer pessoa pode ligar para 2243-7822. O programa possui rotas fixas, mas moradores de qualquer bairro podem pedir o recolhimento – o serviço, que é voltado para quem gera pequena quantidade, vai ser programado de acordo com a disponibilidade.

O serviço facilita a vida da população, uma vez que sem a coleta, o entulho deve ser descartado no aterro de Pedro do Rio, como prevê o Código de Posturas. Quem é flagrado jogando esses detritos sobre ruas e calçadas recebe notificação e pode ser multado em R$ 800, além de ser intimado a fazer a remoção imediata.
Programação dos filmes em cartaz