Bom dia!           Quarta 24/04/2024   10:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Bactérias podem chegar até a parte interna do dente e levar ao tratamento de canal
Bactérias podem chegar até a parte interna do dente e levar ao tratamento de canal
A prevenção é a melhor forma de evitar o problema, que causa dor intensa e constante.
 
24/07/2017 - 14:55 - O tratamento de canal é cada vez mais raro nas clínicas odontológicas desde que a prevenção foi adotada como o melhor caminho quando se fala em saúde. O quadro se caracteriza pela evolução da cárie, permitindo que as bactérias acessem a parte mais interna do dente, onde passam nervos e vasos sanguíneos.
 
O sinal de alerta é a dor. Primeiro ela aparece somente diante de estímulos, como o contato com um alimento gelado, depois, se torna constante. O cirurgião dentista Márcio Marques, do Instituto Rio, explica que isso acontece quando a polpa necrosa, ou seja, quando o tecido “morre”.
 
“A cárie começa a destruir a coroa e em algum momento vai chegar ao canal, que é a parte ‘viva’ do dente. O nervo, que fica nessa parte mais interna e oca, é nutrido por vasos sanguíneos. Quando as bactérias têm livre acesso, depois que o canal é aberto, a infecção tende a ir aumentando”, detalha o especialista.
 
Atualmente, o tratamento de canal conta com tecnologia que permite uma conclusão mais rápida e uma intervenção ainda mais segura. Segundo Márcio Marques, a intervenção consiste em abrir o dente por cima, fazendo uma raspagem nas paredes e colocando um material chamado de cone obturador, que irá selar e fechar o acesso de forma que a área não seja mais invadida por bactérias.
 
“O endodontista (especialidade da odontologia que trata o canal) faz uma limpeza e retira o conteúdo necrosado, lava, raspa o que estava contaminado e o local fica protegido após a colocação do cone”, esclarece Márcio.
 
A doença está ligada aos hábitos de higiene e ao tipo de alimentação, já que é uma consequência da cárie não tratada, mas também pode ter outras causas, como uma pancada. Dor e sensibilidade frente ao contato do dente com temperaturas mais frias ou com alimentos doces são sinais que não devem ser negligenciados.
 
A clínica multidisciplinar Instituto Rio, onde o tratamento de canal é oferecido, fica na Rua Marechal Deodoro, 119, salas 12 a 14, no Centro.
Programação dos filmes em cartaz