Boa tarde!           Quarta 23/09/2020   16:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Projeto Meio Ambiente: alunos aprendem a fazer papel reciclado e realizam divulgação sobre o bom uso da água
Projeto Meio Ambiente: alunos aprendem a fazer papel reciclado e realizam divulgação sobre o bom uso da água
​Atividades pedagógicas realizadas na E.M Odette Young Monteiro, no Bonfim
 
18/07/2017 - 10:57 - Papel reciclado, urso panda, leão e onça, feitos com papelão. Araras de papel e um regador feito com garrafa pet. Esses são alguns dos materiais produzidos pelos alunos da Escola Municipal Odette Young Monteiro, no Bonfim. A atividade é resultado do projeto de Educação ambiental feito na escola.
 
Durante três meses, os 133 alunos da unidade, matriculados da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, fizeram pesquisas e, junto com as professoras e a orientadora, produziram as peças. O objetivo, segundo a direção da escola, foi de conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma pratica social baseada na preservação do meio ambiente, fazendo com que os alunos fiquem atentos para a percepção das realidades ambiental, social, econômica e cultural.
 
Com os alunos foram discutidas a criação de alternativas para a melhoria do meio ambiente e as questões referentes ao lixo, a água, devastação das matas e florestas e cuidados com os animais. Uma cartilha sobre o bom uso da água foi confeccionada e entregue aos pais. Foram realizadas atividades sobre os animais domésticos e silvestres, plantas, animais da Mata Atlântica, animais em extinção, água e reciclagem. Além disso, os alunos fizeram uma campanha na comunidade para recolhimento de pilhas e baterias que serão devidamente descartadas sem dano para o meio ambiente.
 
“Os trabalhos pedagógicos realizados nas escolas da rede municipal são muito interessantes. A culminância desse projeto feito com os alunos da Escola Municipal Odette Young será revertida positivamente na comunidade. As crianças são multiplicadoras de informações. Tenho certeza de que eles aprendem na escola e mostram para os pais e familiares”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.
 
“Cada turma trabalhou sobre um tema. Fizeram bichinhos com descartáveis, dobraduras, todo o processo envolveu muita pesquisa. Esse tipo de atividade desperta a atenção dos alunos e eles aprendem com muita facilidade”, explicou a diretora da escola, Liliane Costa.
 
Além dos trabalhos manuais, os alunos fizeram trabalhos a partir de poesias. “Leilão de Jardim, de Cecília Meireles foi um dos textos trabalhados com os alunos da educação infantil. Eles leram, interpretaram e fizeram desenhos. O que percebemos, com essas atividades, entre outros benefícios, foi a evolução da parte motora e precisão dos traços. Os pais visitaram a escola, conferiram os trabalhos e ficaram encantados”, explicou a orientadora Andreza Chaves.
Programação dos filmes em cartaz