Bom dia!           Quinta 20/02/2020   08:24
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Comdep mantém barraca de coleta seletiva na Bauernfest
Comdep mantém barraca de coleta seletiva na Bauernfest
Empresa mostra como é possível reaproveitar o lixo e explica de que forma dá para fazer reciclagem em Petrópolis

Companhia já coletou 1,8 tonelada de papelão e 131 litros de óleo vegetal durante a festa
 
30/06/2017 - 15:37 - Durante toda Bauernfest, a Comdep mantém uma barraca no Palácio de Cristal para informar e incentivar os frequentadores a realizarem a coleta seletiva. A iniciativa é a mesma desenvolvida durante a Expo Petrópolis, em maio. Mas o total recolhido dessa vez apenas com papelão, por exemplo, já é três vezes maior do que o coletado no evento anterior, quando 545 kg de recicláveis foram removidos pela empresa do Parque Municipal, em Itaipava. Até agora, 1,8 tonelada desse material já foram retiradas dos pontos onde acontece a Festa do Colono Alemão.

A empresa também já coletou 131 litros de óleo vegetal, material de difícil decomposição, que não se mistura e acaba atrapalhando a oxigenação da água, afetando peixes e plantas. Também podem entupir redes de esgoto e acabar contaminando o lençol freático. Com ele, é possível fazer biodiesel, ração animal, cosméticos e sabão.

Tudo isso é possível descobrir na barraca, onde também estão expostas diversas obras de artesanato feitos com materiais que qualquer pessoa está em casa, como latas de alimentos, garrafas pet e de vidro, embalagens de plástico, entre outros. A aposentada Altair Bordalo, acompanhada da filha Maria Regina Bordalo,conferiu a exposição nesta sexta (30.06) e quer voltar.

“Vou trazer o meu neto, ele adora esse tipo de artesanato e tenho certeza que vai ficar encantado com tudo isso aqui. Ainda mais podendo entender que fazendo isso, ele está retirando da natureza tanto lixo que pode prejudicar o meio ambiente”, afirmou ela.

Além do material informativo, os frequentadores também são orientados sobre o sistema de coleta seletiva que dá desconto na conta de luz. Qualquer pessoa pode se cadastrar e levar o lixo reciclável ao ecoponto da Mosela, onde é feito o cálculo do tamanho do desconto que virá na próxima fatura da Enel. É possível abater o valor da energia entregando vidro, papel, papelão, alumínio, ferro, garrafa pet, plástico, caixinha de leite e óleo vegetal.

“O pessoal do ecoponto está lá durante a Bauernfest para conversar com o público e mostrar como é possível ajudar o meio ambiente e ainda sair beneficiado com a conta de luz mais barata. Também estamos fazendo a coleta seletiva durante a festa e separando todo lixo seco e que pode ser reaproveitado”, disse o presidente da Comdep, Wagner Silva.

Da abertura daBauernfest, na sexta-feira (23.06) à noite, até esta quinta, quase 250 toneladas de lixo foram removidas. As equipes da Comdep trabalham dia e noite com até 50 funcionários para manter a limpeza dos espaços onde acontecem a Festa do Colono Alemão. O Palácio de Cristal também recebe lavagem todo dia com um caminhão-pipa de 8 mil litros de água imprópria para consumo. Além disso, a coleta de lixo do entorno do evento e do Centro acontece com intervalos médios de duas horas.

Programação dos filmes em cartaz