Bom dia!           Terça 12/11/2019   06:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Vigilância Sanitária e Procon realizam ação instrutiva na Bauernfest
Vigilância Sanitária e Procon realizam ação instrutiva na Bauernfest
27/06/2017 - 15:56 - A Vigilância Sanitária realizou na segunda-feira (26) uma fiscalização em todas as barracas da Bauernfest. A medida instrutiva tem o objetivo de orientar barraqueiros, além de acompanhar a rotina dos comerciantes na venda dos produtos, garantindo total adequação às normas sanitárias. A atividade foi acompanhada pelo Procon Petrópolis. Durante a ação, um barraqueiro foi orientado a  realizar a limpeza dos equipamentos de manipulação e outra recebeu prazo de 24 horas para apresentar nota sobre a aquisição de produtos alimentícios artesanais. Todos os alimentos fiscalizados estavam em condições de uso.

Até o dia 2 de julho, quando termina a Festa do Colono Alemão, equipes de fiscalização continuarão acompanhando o dia a dia dos barraqueiros. Desde o dia 23 eles realizam ações fiscalizatórias com equipes em todos os pontos da festa, solicitando, inclusive, a colocação de papel informativo em local visível com a orientação sobre 19 aspectos relativos vestimenta, conservação e manipulação adequada de alimentos, limpeza de barracas, refrigeração, rotulagem, entre outros. Os comerciantes, antes da festa, já haviam assinado um termo de compromisso garantindo o cumprimento destes itens.

“Foram realizados minicursos e palestras instrutivas com empresários e barraqueiros antes da festa, frisando os aspectos das legislações no que tange à vigilância sanitária e manipulação de alimentos. Além disso, realizamos a distribuição de cartilhas sobre boas práticas de manipulação de alimentos e estamos com nossas equipes todos os dias na festa. As equipes permanecerão à disposição dos petropolitanos e turistas para agirem conforme à lei determina”, explica a coordenadora de Vigilância Sanitária, Dayse Carvalho.

Caso alguma barraca seja encontrada fora dos padrões considerados satisfatórios, elas poderão sofrer advertência verbal, escrita, pode haver a interdição de um produto especifico, inutilização de um produto e até a interrupção da atividade. De acordo com o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá, o intuito é que as ações orientem para que todos cumpram com as determinações legais, garantindo, assim a qualidade e a excelência do evento.

“É muito importante mantermos essa ação, pois não vamos admitir em hipótese alguma que os consumidores sejam lesados de qualquer maneira. Queremos garantir que todos os comerciantes da festa estão adequados as normas não só da vigilância, mas das relações de consumo em geral. A Bauernfest é o maior evento que temos na cidade e devemos zelar pela sua credibilidade”, destaca Sabrá.
Programação dos filmes em cartaz