Bom dia!           Segunda 16/12/2019   08:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Tradicionais Desfiles encantam a 28ª Bauernfest
Tradicionais Desfiles encantam a 28ª Bauernfest
Grupos Folclóricos e descendentes dos colonos desfilam pelas ruas do Centro Histórico
 
Evento acontece neste domingo (25.06) e no encerramento da Festa do Colono Alemão, dia 2 de julho
 
25/06/2017 - 09:22 - As ruas do Centro Histórico ganham ainda mais vida e alegria durante a Bauernfest com os tradicionais desfiles que encantam o público. Neste domingo (25.06) e no último dia da Festa do Colono Alemão, no dia 2 de julho, a animação começa logo cedo com o Clube 29 de Junho, descendentes dos colonos, grupos folclóricos e bandas marciais que vão contagiando os visitantes da festa com música, coreografias, performances e muita alegria celebrando a cultura germânica em Petrópolis. A concentração acontece às 10h na Rua da Imperatriz, em frente ao Museu Imperial, com saída marcada para 11h.
 
“Essa é uma festa cheia de tradição. E os desfiles marcam mais uma delas com um momento de quem vive a Bauernfest e a influência germânica nos 12 meses por ano em um evento que encanta o público”, aponta o prefeito Bernardo Rossi.
 
Mais de 600 pessoas integram os desfiles, reunindo desde crianças à pessoas da terceira idade, de 4 a 83 anos de idade. Além do idealizador do Festival Germânico que originou a Bauernfest, o Clube 29 de Junho, os desfiles também contam com a participação de famílias de descendentes dos colonos, 11 grupos de dança folclórica – sendo sete da cidade e quatro convidados de outros municípios; e cinco bandas marciais.
 
Representando Petrópolis estão o Grupo Folclórico Germânico Bergstadt, Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis, Mosel Volkstänze de Petrópolis, Grupo de Danças Folclóricas Rheinland Pfalz, Petrópolis Danças Folclóricas, Kaiserstadt Kulturkreis, Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg e a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (composta por um casal de cada grupo). Já os convidados são o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond (Vila Isabel – RJ), Grupo de Danças Folclóricas Schmetterling (Juiz de Fora – MG), Gustav Bach Volkstanz (Massaranduba – SC) e Grupo Tanzfreunde (SP).
 
As bandas marciais Wolney Aguiar, Cavaleiros do Império, Imperial Petropolitana, Professora Leila S. Castro e Frei Aniceto também estarão nessa festa, que terá ainda os tradicionais trenzinhos e a jardineira com a Realeza da Bauernfest: a Rainha Larissa Graebner, a Primeira Princesa Ana Beatriz Zillig Klippel e a Segunda Princesa Tânia Mello.
 
“É uma atração que reúne as nossas tradições, a influência da colonização na cultura da cidade e que encanta os moradores, ano após ano, e também os turistas”, aponta Marcelo Valente, à frente da TurisPetro. “É um dos momentos mais aguardados na festa, que celebra com muita alegria a nossa colonização. Celebra essa influência da cultura germânica que é passada de geração para geração e contagia a todos, independente da descendência”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo. TurisPetro e ICME são os realizadores do evento.

O percurso do desfile começa na Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial); passando em frente à Catedral; segue pela Avenida Koeler; Praça da Liberdade; Rua Roberto Silveira, Padre Siqueira e encerra no coração da festa, o Palácio de Cristal.
 
Diversão durante todo o dia
 
A animação na Bauernfest se estende por todo o dia nos quatro espaços da festa: Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Praça Visconde de Mauá e Petropolitano F.C. No Palco Koblenz a programação dos grupos folclóricos começa às 14h30 com apresentações de nove grupos até 21h30. Dentro do Palácio, de 18 às 24h tem Bailão com a Banda Germânica. Antes, às 16h, será realizada a novidade desta edição com o apetitoso Concurso de Cuca. Às 20h, acontece o tradicional concurso de chope em metro – com inscrição aberta uma hora antes.
 
No Palco Koeler, na Praça da Liberdade, tem contação de história com o Kinder Bauern, às 12h; Florisbela: uma viagem germânica, às 14h; Banda Marcial Johann Noel, às 15h; às 17h Os pequenos Mozart e Amadeus; e 20h Spiel Und Charm. De 11 às 13h, os Jogos Germânicos garantem a diversão do público.
 
No nosso Biergarten, na Praça Visconde de Mauá com a Deguste, tem Rock DaKombi, às 17h. O Baile do Fritz, no Petropolitano F.C., começa às 18h com a animação de DJ e 20h quem comanda a festa é a Banda do Fritz. O evento é aberto ao público, mas permitido apenas para maiores de 18 anos.
 
Confira a Programação de dança Folclórica no Palco Koblenz neste Domingo:
 
14h30 – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Barão de Drummond - Vila Isabel - RJ
15h30 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis
16h15 – Mosel Volkstänze de Petrópolis
17h00 – Kaiserstadt Kulturkreis
17h45 – Petrópolis Danças Folclóricas
18h30 – Grupo de Danças Folclóricas Rheinland Pfalz
19h15 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt
20h00 – Germanischer Tanz und Trachtenverein Blumenberg
20h45 – Bauerngruppe Danças Folclóricas Alemãs de Petrópolis
21h30 – Grupo Folclórico Germânico Bergstadt​
Programação dos filmes em cartaz