Boa noite!           Terça 30/11/2021   18:31
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Inscrição para Conferência Municipal de Saúde é prorrogada
Inscrição para Conferência Municipal de Saúde é prorrogada
ComSaúde aprova 52 delegados para evento que acontece nos dias 07 e 08 de julho

Judicialização da Saúde será debatida em última pré-conferência

22/06/2017 - 17:50 - O Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde) aprovou na quarta-feira (21.06), a prorrogação do processo de inscrição para 14ª Conferência Municipal de Saúde que acontece em julho. Os candidatos a ouvintes terão até o dia 04 de julho para se inscrever no site da Prefeitura de Petrópolis. A abertura do evento acontece na Casa dos Conselhos, no dia 07, e as palestras e debates no dia 08 na FMP/Fase. Na reunião dos conselheiros, os participantes aprovaram ainda, o regimento interno da Conferência e também os 52 delegados que terão direito ao voto nas propostas indicadas durante o evento.

Na próxima segunda-feira (26.06) acontece a última pré-conferência que discutirá a “Judicialização da Saúde”. A Secretaria de Saúde realizou outras duas pré-conferências com os temas “Evasão dos Profissionais da Saúde da Rede Pública do SUS” e “Determinantes Sociais da Saúde”.

 “As pré-conferências são oportunidades de conselheiros, governo e sociedade civil se aprofundarem nos temas que serão debatidos na Conferência Municipal. Selecionamos temas para que possamos dar uma resposta a população quanto aos problemas encontrados para que juntos possamos buscar soluções”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Dentre o grupo de delegados eleitos estão representantes do Governo, de instituições de saúde privada que prestam serviço ao SUS, de entidades de trabalhadores da Saúde e aquelas formadoras, de organizações sindicais de trabalhadores rurais e urbanos, de deficientes e portadores de patologias crônicas, de instituições não governamentais e de associações comunitárias ou de moradores.
 
“O delegado da Conferência tem a atribuição de discutir e deliberar sobre a temática do evento, para isso, o mesmo deve conhecer o tema, os avanços e os desafios que o município deverá alcançar para os próximos anos. Para fortalecer essas discussões, é essencial o conhecimento das deliberações das pré-conferências, visando o apontamento de propostas coerentes que venham fomentar e efetivar as políticas públicas do município. Todos os delegados têm direito a voz e voto, já os ouvintes e convidados têm apenas o direito à voz”, explica o presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia.
 
Última pré-conferência abordará a judicialização da Saúde
 
A Secretaria de Saúde promove na segunda-feira (26.06), a partir das 18h na Casa dos Conselhos a última pré-conferência, O tema será a “Judicialização da Saúde”, que abordará a busca da população por ações judiciais como forma de obter os seus direitos à Saúde.
 
“É uma demanda que vem aumentando a cada dia no nosso município. Pessoas que entram na Justiça solicitando internações, medicamentos, cirurgias ou qualquer outro meio de acesso ao sistema de Saúde que não é viabilizado por meios administrativos. Vamos apresentar o cenário atual e buscar uma solução para diminuirmos o número de processos melhorando a assistência”, disse o presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia.

Inscrições para a 14º Conferência Municipal de Saúde vão até o dia 04

A 14ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá nos dias (07.07) na Casa dos Conselhos e no dia (08.07) no auditório da FMP/Fase. O objetivo é  analisar os avanços e retrocessos na área de Saúde do município, propondo diretrizes para formulação de Políticas Públicas. As inscrições para participar da Conferência foram prorrogadas até o dia 04 de julho, de 09 às 16h, na sede do Conselho  Municipal de Saúde, na Avenida Barão do Rio Branco, 2.846 - Centro ou através do site: www.petropolis.rj.gov.br. As inscrições podem ser feitas também na abertura do evento (07.07) na Casa dos Conselhos.​


Programação dos filmes em cartaz