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Agentes da Defesa Civil recebem Treinamento da Rebio Araras
Capacitação serve para atuação dentro do plano de contingência de inverno
 
21/06/2017 - 17:24 - Agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias participaram de um treinamento nesta quarta-feira (21.06) ministrado pela chefe da Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio-Araras), Isabela Bernardes, na Sala de Cooperação do órgão municipal. A ação faz parte do Plano Inverno, lançado pela prefeitura na terça (20.06), que orienta o combate aos incêndios florestais que atingem Petrópolis no período de estiagem. Além da guarnição de combate às queimadas, a Defesa Civil conta com uma equipe que vai realizar um trabalho de conscientização com alunos da rede municipal de ensino sobre o assunto.

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, destacou a troca de experiências com órgãos experientes no assunto. “Os órgãos ambientais que fazem parte do Plano Inverno trazem na bagagem uma experiência enorme no assunto. Essa troca de experiências para os nossos agentes é fundamental. Vamos realizar um trabalho de conscientização nas escolas, além da nossa atuação em apoio ao Corpo de Bombeiros. Nossa equipe está cada dia mais preparada para ajudar”, disse.

A chefe da Rebio-Araras, Isabela Bernardes, explicou que há dois anos não há registro de queimadas no local. “Acredito que essas medidas que estamos tomando podem ser utilizadas em outras partes do município. Além da nossa guarnição de combate as queimadas, estamos fazendo um trabalho intenso de fiscalização nas nossas áreas”, explica.

A Defesa Civil vai realizar em agosto a campanha #Queimadanão nas escolas da rede municipal e nos clubes. O objetivo é conscientizar as crianças e os jovens sobre os problemas causados pelas queimadas. Os agentes aproveitaram a palestra para debater sobre as ações que serão realizadas.

“É fundamental que os jovens entendam os problemas causados pelas queimadas. A destruição de áreas verdes também compromete as nascentes, importantes para o abastecimento de água em toda cidade, por exemplo. Se trouxermos para a realidade dos alunos, eles vão entender melhor e repassar o aprendizado”, comenta Paulo Renato.
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