Boa tarde!           Quarta 23/09/2020   16:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Lago de Nogueira começa a ser limpo e Prefeitura estuda Projeto amplo de Revitalização da Área
Lago de Nogueira começa a ser limpo e Prefeitura estuda Projeto amplo de Revitalização da Área
Local recebeu intervenção do Inea para limpeza e ainda terá dragagem e desassoreamento
 
19/06/2017 - 15:42 - O prefeito Bernardo Rossi fez uma vistoria no Lago de Nogueira na manhã desta segunda-feira (19.06) e pode constatar as melhorias que já foram promovidas no local. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já realizou limpeza das gigogas e ainda estão previstas intervenções de dragagem e desassoreamento, que continuarão até o mês de julho. Ele também conheceu detalhes dos estudos que estão sendo feitos em conjunto com a Associação de Moradores para revitalização de toda a área.

O projeto é de criação de um jardim botânico, contemplando flores ameaçadas de extinção e uma área de 20 mil metros quadrados. Os estudos também incluem a instalação de bolsões para pesca, quiosques, uma escola voltada para educação ambiental, estacionamento e área de lazer.

“A intenção é que essa área aqui seja um exemplo de sustentabilidade, usando a luz do sol para gerar energia, reaproveitando a água, utilizando materiais ecológicos. Esse diferencial tem apelo enorme e vai facilitar nossa busca por recursos para tirar do papel”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

“Esse é um sonho antigo de todos nós. Pedalamos e caminhamos aqui e sempre tivemos esse projeto. Tudo que está sendo pensado para cá é sustentável. Vai ser um golaço entregar isso para os moradores”, disse a arquiteta e paisagista Patrícia Lago Coelho, uma das pessoas que está ajudando a Associação de Moradores a montar o projeto.

A limpeza começou na segunda quinzena de maio e já mudou o cenário. O trabalho do Inea teve início após uma reunião entre o prefeito Bernardo Rossi e o secretário de Estado do Ambiente, André Corrêa, ao qual o Inea é um braço operacional. Quem mora na região conta que o serviço tornou o lago um lugar mais agradável.

“É bom acordar de manhã e dar de frente com o lago limpo como tem que ser. Está bem melhor para fazer caminhadas, já estava um tempo sem vir”, falou a aposentada Maria de Lourdes Silveira, que mora na Rua Belo Horizonte, bem próxima ao lago.

Junto com o trabalho promovido pelo Inea, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) também realizou melhorias de paisagismo na praça do lago. Foram plantadas 320 mudas de lírios no início desse mês, deixando o espaço mais bonito.

A vistoria foi acompanhada também pelo vice-prefeito Baninho e pelos secretários de Meio Ambiente, Fred Procópio; de Obras, Ronaldo Medeiros e de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Djalma Januzzi.
Programação dos filmes em cartaz