Bom dia!           Domingo 25/08/2019   06:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Variados > Programação Biblioteca Rocambole no mês de Junho
Programação Biblioteca Rocambole no mês de Junho
Junho de 2017 – Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Ecologia e Dia da Língua Portuguesa

Dias 06 e 07

Hora do conto e exploração do acervo da Rocambole - Grupo de alunos de 4 a 6 anos de idade e de, no máximo, 25 crianças.

14h às 15h: Contação de história do livro “O Bichinho da Maçã”, de Ziraldo, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Sinopse: Era uma vez um bichinho que morava dentro de uma maçã, numa espécie de paraíso. Ele era muito alegre e adorava contar piadas. Um dia, um homem arrancou a maçã da árvore e já ia comendo-a com bichinho e tudo! Mas aí é que a história fica um pouco diferente de uma outra, bastante conhecida...

Ziraldo é escritor e também cartunista, chargista, pintor, cronista, desenhista e jornalista. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Dia 08

Hora do conto e oficina criativa - Grupos escolares de 4 a 6 anos de idade e de, no máximo, 25 alunos.

14h às 15h: Contação de história do livro “As plantas”, de Israel Felzenszwalb, seguida de oficina criativa.

Sinopse: Você sabe o que é uma planta? Toda criança se pergunta um dia: “— Planta é bicho? Planta é gente?” Para elas, que são sempre “elétricas”, é difícil apreender a ideia que uma planta, sempre quietinha no seu canto, é um ser vivo que respira, dorme, come e se reproduz, entre outras coisas.

Várias dúvidas precisam de respostas para as mentes curiosas do mundo infantil. Neste livro atraente, todo ilustrado e colorido, o autor leva para os pequenos leitores o universo das plantas de forma descontraída e informativa, tratando de assuntos que cada vez mais cedo entram em seus questionamentos, como natureza, ecologia e meio ambiente. Conteúdo importante tanto para o professor quanto para os pais, interessados em formar pessoas preocupadas em cultivar um mundo melhor.

Israel Felzenszwalb, atual diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/IBRAG‐UERJ, é carioca, nascido em 1952, e biólogo. Doutor em Ciências da Vida, pela Universidade de Paris VI, França.

Dias 13 e 14

Hora do Conto e exploração do acervo da Rocambole - Grupos escolares de 5 a 7 anos de idade e de, no máximo, 25 crianças.

14h às 15h: Contação do livro “O bicho-medo e seu segredo”, de Eliane Pimenta, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Sinopse: Quantos bichos moram dentro da gente? Será que nós mandamos neles, ou eles é que mandam na gente? O Leonardo, um menino muito levado, descobriu uns bichos loucos dentro dele mesmo: o bicho-medo, o bicho-coragem e o bicho-amor. E descobriu também os segredos deles. Neste livro lúdico, brincando com imagens, o pequeno leitor pode conhecer melhor seus sentimentos e aprender a entender, controlar ou simplesmente aceitar suas emoções.

Eliane Pimenta nasceu no Rio de Janeiro, em 1970. Além de escritora e professora, trabalha em algumas empresas como consultora pedagógica. Começou a escrever histórias para crianças quando percebeu que os mais lindos sonhos dos seus alunos moram nos lugares inventados dos livros.

Dias 20 e 21

Hora do conto e exploração do acervo da Rocambole - Grupos escolares de 5 a 7 anos de idade e de, no máximo, 25 alunos.

14h às 15h: Contação de história do livro “O Menino que Morava no Livro”, de Henrique Sitchin, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Sinopse: “O Menino que morava no livro”, de Henrique Sitchin, conta a história de um menino muito parecido com todos os outros meninos. Só não era igual porque morava em um lugar diferente. Ele não morava em um castelo encantado, em uma nuvem ou no fundo do mar. Ele simplesmente morava… dentro do livro! A história narra a rotina, as alegrias e as frustrações deste menino, que interage com as páginas, com o tipo de letra, com as frases e ilustrações dos livros. Ele vive lá!

Henrique Sitchin é fundador e diretor da Cia Truks, um dos mais importantes grupos de teatro de bonecos do Brasil. Este é o primeiro livro de Henrique direcionado aos pequenos, porém o autor já tem em seu currículo um livro técnico sobre teatro de animação, chamado “A Possibilidade do Novo Teatro de Animação”.

Dia 22

Hora do Conto e oficina criativa
Grupos escolares de 7 a 10 anos de idade e de, no máximo, 25 crianças.

14h às 15h: Contação de história do livro “FLICTS”, de Ziraldo, seguida de oficina criativa.

Sinopse: Flicts, a história das cores, é um texto escrito por Ziraldo, no ano que o homem pisou pela primeira vez na lua. Com humor, o espetáculo mostra a aventura de Flicts, uma cor muito esperta, que por ser diferente das outras sete cores precisa usar sua inteligência e coragem para conquistar afetividade, cooperação e encontrar seu lugar no mundo.

Ziraldo é escritor e também cartunista, chargista, pintor, cronista, desenhista e jornalista. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, é um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Dias 27 e 28

Hora do conto e exploração do acervo da Rocambole - Grupos escolares de 4 a 6 anos de idade e de, no máximo, 25 alunos.

14h às 15h: Contação de história do livro “Capitão Mariano, o Rei do Oceano”, de Maurício Veneza, seguida da exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

Sinopse: Capitão Mariano é muito corajoso. Navega pelo oceano e não tem medo de nada. Passa pelas mais diversas aventuras em alto mar, derrotando piratas, enfrentando polvos e peixes gigantes e se encantando por sereias que cantam de forma magnífica. Até que um dia, algo vindo de longe deixa o capitão Mariano muito assustado... o que será que aterrorizou este valente capitão?

Maurício Veneza é desenhista de histórias em quadrinhos, desenhos humorísticos e ilustrações, atuando junto às editoras e agências de publicidade do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Paraná. Estreou como escritor de livros infantis em 1987,  ao publicar Quem perde a voz perde a vez e O barquinho vai..., que foi considerado altamente recomendável para crianças pela FNLIJ em 1988. É colaborador regular da revista Ciência Hoje das Crianças e membro da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.

Todos os eventos da programação devem ser agendados previamente através do nº 24-22330345 (Setor de Educação), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h.

A programação mensal de atividades da Biblioteca Rocambole, bem como outras informações relativas ao seu funcionamento e acervo, podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Programação dos filmes em cartaz