Boa noite!           Sábado 20/07/2019   19:48
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Processos biológicos e psíquicos do envelhecimento são pauta de Mesa Redonda na Casa Claudio de Souza dia 29/05 ás 19h
Processos biológicos e psíquicos do envelhecimento são pauta de Mesa Redonda na Casa Claudio de Souza dia 29/05 ás 19h
Evento acontece na próxima segunda, com entrada gratuita e aberta ao público
 
25/05/2017 - 14:13 - Os processos biológicos e psíquicos do envelhecimento serão pauta do terceiro encontro da programação anual da Unifop – Cooperativa de Saúde Mental e Reabilitação. A palestra, promovida pela médica geriatra Mariana Silveira Albuquerque e pela psicóloga Jociane Gatto, falará sobre as mudanças que acontecem no corpo e na mente nessa fase da vida. O evento será na segunda-feira (29), às 19h, na Casa de Cláudio de Souza. A entrada é gratuita e aberta ao público.
 
No encontro, serão abordadas algumas particularidades do envelhecimento, que é um processo natural do organismo. Cada órgão e tecido do nosso corpo envelhece, significando o começo de uma nova fase, como explica a geriatra. “Envelhecer não é sinônimo de ficar doente. Hoje a característica da nossa sociedade é a de população que mais envelhece, estamos mudando e devemos nos adaptar a essa transformação. Precisamos entender que os idosos cada vez mais estão buscando e alcançando o seu espaço no mercado de trabalho e merecem respeito. Eles estão mais ativos em seu dia a dia. Devemos aprender com essas mudanças que o mundo está passando”.
 
As perdas que acontecem nessa etapa, as questões emocionais, as relações sociais e a qualidade de vida durante a velhice também serão abordadas na palestra. “No processo de envelhecimento, temos perdas reais. Na questão física, por mais que você tenha a cabeça preparada, o seu corpo é outro, você possui limitações. Existe também uma perda social, pois o idoso perde seu lugar na sociedade. Há a aposentadoria, muitas pessoas contemporâneas falecem. Temos que saber lidar com essas situações, para manter nossa mente sempre saudável”, comentou Jociane, que também é presidente da Unifop.
 
O projeto visa realizar eventos mensais ao longo de 2017, com a temática sobre o envelhecimento, voltados para a população e para os profissionais da saúde. A proposta é fomentar o tema entre os especialistas da área, mas também trazer a questão para o público em geral, estimulando conscientizações sobre essa fase da vida e suas particularidades, como chegar nessa etapa bem e como cuidar dos familiares e amigos que já alcançaram a terceira idade.
 
“É importante ter um envelhecimento ativo, chegar de forma produtiva e sempre buscando atividades que não nos deixem parar. Atividades não só físicas, mas de gerenciamento da própria vida e do ambiente em que vive. As pessoas devem encarar essa etapa de maneira positiva. Ela representa a chegada de uma maior maturidade, a pessoa ganha mais tempo para praticar seus hobbies e passa a respeitar e buscar mais respeito no seu dia a dia. É necessário um entendimento, por parte de cada um que chega nessa fase, sobre as características próprias dessa idade”, comentou Mariana.
 
Serviço:
 
Data: 29 de maio
Horário: 19h
Endereço: Praça da Liberdade, nº 247
Tel.: (24) 
Bairro: Centro
Cidade: Petrópolis

Entrada gratuita

A Unifop fica na Rua do Imperador, 970, sala 510, no Centro de Petrópolis (RJ). Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2246-3352.
Programação dos filmes em cartaz