Bom dia!           Segunda 17/02/2020   11:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Semana do Meio Ambiente vai ser comemorada com programação variada
Semana do Meio Ambiente vai ser comemorada com programação variada
24/05/2017 - Palestras, filmes educativos, exposições e um musical acontecem a partir do dia 5 de junho
 
Conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, este é o objetivo da Semana do Meio Ambiente que será aberta no dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, que se estende até 11 de junho, conta com palestras, filmes educativos, exposições, atividades físicas e um musical. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Petrópolis, o evento conta com o apoio da Secretaria de Educação, do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, por intermédio da Reserva Biológica do Tinguá (RebioTinguá), além do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

“A ideia principal da Semana do Meio Ambiente é integrar os agentes que realizam Educação Ambiental na cidade de Petrópolis. Precisamos falar mais sobre a importância da preservação ambiental. Esta é uma questão que influencia diretamente a vida de cada um de nós, pois envolve questões do nosso dia a dia, como o abastecimento de água e a qualidade do ar que respiramos, por exemplo. Diversos temas serão abordados, entre os quais queimadas, descarte do lixo, cidadania, economia de água, desmatamento, reflorestamento e patrimônio”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

A abertura do evento acontece no dia 5 de junho na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, às 18h, com a apresentação da programação da semana, além de exibição de um filme educativo sobre reciclagem e uma exposição de fotos.

O coordenador de Educação Ambiental do município, Anderson Campos, destaca a importância da preservação da cidade.

“Nossa sociedade é caracterizada por comunidades e grupos com alto poder de risco ambiental, onde as explorações irracionais dos recursos naturais são cada vez mais devastadoras, e o homem pela ganância vai desencadeando uma série de eventos que colocam não só a sua vida em risco, mas também a vida do planeta. Nossa cidade é um exemplo disso. Acredito que a educação ambiental é parte fundamental para mudarmos esse quadro”, disse.

O encerramento será no domingo (11.06) com um passeio ciclístico com o tema de sustentabilidade. A largada está marcada para às 9h na sede da Prefeitura, na Avenida Koeler, 260, no Centro. O percurso será de três quilômetros.

“O passeio ciclístico encerra o evento, mas estamos com uma programação bastante interessante e variada ao longo de toda semana. Acreditamos que a educação ambiental é fundamental para a melhor preservação da nossa cidade e do planeta. Toda a programação vai estar disponibilizada no site da Prefeitura”, completa Fred Procópio.
Programação dos filmes em cartaz