Boa tarde!           Terça 30/11/2021   12:57
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Secretaria de Saúde promove XIV Conferência Municipal de Saúde
Secretaria de Saúde promove XIV Conferência Municipal de Saúde
Evento terá como tema “Em Defesa do SUS: A importância da Saúde Pública de Qualidade”.
 
22/05/2017 - 17:12 - A prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, e o Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde) realizarão nos dias 07 e 08 de julho a XIV Conferência Municipal de Saúde no auditório da FMP/Fase. O objetivo é de analisar os avanços e retrocessos na área de Saúde do município, propondo diretrizes para formulação de Políticas Públicas.
 
O evento deste ano contará com uma novidade: em junho ocorrerão três pré-conferências com a finalidade de se aprofundar o debate a cerca do tema “Em Defesa do SUS: A importância da Saúde Pública de Qualidade”, junto à população do centro e dos distritos.
 
O Secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que os encontros serão no Centro de Saúde, no dia (07.06) com o tema ‘Evasão dos Profissionais de Saúde da Rede Pública no Sistema de Saúde’, no dia (13.06) no CIEP em Corrêas onde serão debatidos os ‘Determinantes Sociais da Saúde’ e no dia (26.06) novamente no Centro de Saúde com apresentação de uma palestra sobre a ‘Judicialização da Saúde’.
 
“As conferências são fóruns que a sociedade civil possui para discutir novas propostas e apontar soluções aos problemas que envolvem a nossa população. Nas pré-conferências o público poderá se aprofundar a cerca dos temas e contribuir de forma mais efetiva dos eixos de discussão em julho. Além do centro da cidade vamos ter uma palestra também em Corrêas para envolver ao máximo os moradores do nosso município”, afirma Silmar Fortes.
 
O presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia, explica que o tema central do evento: “Em Defesa do SUS: A importância da Saúde Pública de Qualidade”, será discutido a partir de cinco eixos temáticos que por fim será gerado um relatório final que será apresentado em reunião do Conselho.
 
“Será discutida a compreensão e construção da rede de cuidados do SUS, a porta de entrada na atenção básica – entendendo o sistema unido de saúde, controle social – a importância da participação do usuário nas políticas públicas, a judicialialização da saúde e os determinantes sociais da saúde e intersetorialidade”, antecipa Anderson Moraes Garcia.
 
Silmar Fortes aponta ainda que a Conferência de Saúde servirá para aprofundar no Município o debate democrático sobre as reformas necessárias visando as melhorias no setor da saúde.
 
“Buscaremos mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade petropolitana acerca do direito a saúde e em defesa do SUS, além de avaliar a situação da área, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção das diretrizes do Plano Municipal de Saúde. Queremos fortalecer a participação e o controle social, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da XIV Conferência Municipal de Saúde”, convida o secretário de Saúde.
 
A psicóloga, membro da comissão organizadora do evento, Débora Esteves Müller afirmou que a discussão sobre a Saúde do município ganhará ações mais efetivas com a participação da população, membros do governo e conselheiros.
 
"Acreditamos que essa seja uma oportunidade ímpar para que nós conselheiros possamos ouvir o que a população deseja, pois afinal nós a representamos ao votar e tomar decisões para o município em cada reunião do Conselho de Saúde", disse Débora Esteves Müller.
 
As inscrições para participar da Conferência serão realizadas entre os dias 29 de maio a 14 de junho, de 09 às 16h, na Sede do Conselho  Municipal de Saúde, situada na Avenida Barão do Rio Branco, 2846 ,Centroou através do site: www.petropolis.rj.gov.br.
 
Programação dos filmes em cartaz