Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:14
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Atrativos Turísticos > Diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes participa da Inauguração de Exposição no Palácio Rio Negro
Diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes participa da Inauguração de Exposição no Palácio Rio Negro
Evento aconteceu na noite desta quinta-feira (11.05) e marca também a abertura ao público do quarto usado por Getúlio Vargas 

13/02/2017 - 18:42 - Conhecido por ser o Palácio dos Presidentes e importante prédio histórico da Cidade Imperial, o Palácio Rio Negro abre ao público, a partir desta sexta-feira (12.05), a exposição Histórias do Palácio Rio Negro. Inaugurada na noite de quinta-feira (11.05), com a presença do diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo, a mostra revela por meio de fotos e textos as diversas fases do Palácio, relembrando acontecimentos e personagens que transitaram pelas suas salas e corredores. Além da mostra, também passa a ser aberto à visitação o quarto usado pelo presidente Getúlio Vargas.

A mostra comemorativa também marca o fim de uma importante obra de salvaguarda do patrimônio histórico: a reforma da infraestrutura elétrica do prédio. O projeto foi realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV) em parceria com o Palácio Rio Negro e Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com patrocínio da Petrobras. O prédio de 128 anos ficou conhecido por abrigar presidentes que aproveitaram a Serra para desfrutar de verões mais amenos, sendo grande testemunha de muita história que está retratada na exposição, que pode ser visitada gratuitamente de terça-feira a domingo e feriados, de 10 às 17h.

“É uma honra para Petrópolis ter esse equipamento histórico-cultural tão importante, com uma reforma que valoriza e preserva um patrimônio de todos. E agora ainda mais, com uma exposição que resgata a história desse prédio tão conhecido por ser residência oficial de veraneio dos presidentes, em especial Getúlio Vargas, que adorava nossa cidade, e também passa a ter destaque com a exibição do quarto usado pelo presidente”, destaca Leonardo Randolfo.

Na exposição, o público confere histórias vivenciadas no Palácio antes da construção pertencer ao governo federal, que também chegou a ser sede do governo estadual, até os dias de hoje. Além de histórias, a mostra também revela algumas curiosidades como à bica de ‘água milagrosa’ que existe na propriedade; que abaixo do piso há um quarto de banho conhecido como ‘banheira do Getúlio’ e também um túnel que poderia ser usado pelo presidente diante da necessidade de escapar de alguma ameaça.

E pela primeira vez, o visitante poderá conhecer o quarto de Getúlio Vargas, presidente que mais veraneou no Palácio, com os móveis originais que foram remontados para exposição. A mobília estava guardada na reserva técnica do Museu da República, no Rio de Janeiro, onde o outro quarto do presidente pode ser visitado pelo público, no Palácio do Catete. A visita ao quarto imperial de Getúlio Vargas permite aos frequentadores um novo e interessante vislumbre da vida palaciana.
disque turismo
Programação dos filmes em cartaz