Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:36
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Hospital SMH vai receber estudantes de enfermagem da Universidade Estácio de Sá para Estágio
Hospital SMH vai receber estudantes de enfermagem da Universidade Estácio de Sá para Estágio
Convênio foi firmado nesta quinta-feira, dia 11; alunos serão supervisionados por enfeira chefe do setor.

13/05/2017 - 15:26 - O Hospital SMH Beneficência Portuguesa de Petrópolis e a Universidade Estácio de Sá formalizaram um convênio para que os alunos do 9º período do curso de enfermagem façam estágio em três setores do hospital. A parceria foi firmada nesta quinta-feira, dia 11, e a previsão é que os alunos sejam acompanhados pela enfermeira chefe do SMH, Mônica dos Santos Machado, ainda este mês.

O objetivo é permitir que os estudantes tenham o conhecimento técnico e prático do que aprendem em sala de aula. Ele vão atuar na Saúde da Criança, Saúde da Mulher e na Internação Clínica (setor ginecológico) dentro do hospital. Para Mônica dos Santos, a experiência é enriquecedora.

“Nós temos sempre a intenção de melhorar o atendimento prestado aos pacientes, zelando pela humanização da assistência. Com o estágio, estamos investindo na boa formação dos futuros profissionais”, afirma a enfermeira, que irá supervisionar os alunos.

Este não é o primeiro convênio firmado entre as instituições, já que os alunos do curso de fisioterapia também atuam dentro do Hospital SMH. Para Patricia Bach, diretora da Universidade Estácio de Sá, essa extensão é muito importante, uma vez que os alunos aplicam a teoria aprendida ao longo dos anos de formação.

“Além de poderem praticar, nossos alunos estão dentro de um hospital que é referência no município. Isso faz toda a diferença”, pontua Patricia. Para o diretor do hospital, Walter José Sillero, o convívio com a universidade e os futuros profissionais eleva o nível e enriquece o atendimento nos setores.

“Todos ganham: funcionários, alunos e professores. Dessa maneira estamos irradiando e trocando aprendizado”, salienta o diretor e cirurgião neurologista.

Aberto desde 2011, o curso de enfermagem da universidade forma, em média, 15 alunos por semestre. Para Teresinha Praun, docente da Estácio de Sá, apesar do estágio ser obrigatório, ele vai muito além do cumprimento da grade curricular.

“A vivência dentro de um hospital representa desenvolvimento para o aluno, e o prepara para o mercado de trabalho, que é bastante exigente”, conclui.
Programação dos filmes em cartaz