Boa tarde!           Quarta 23/09/2020   15:45
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Agentes da Defesa Civil fazem treinamento com Exército de Combatente de Montanha
Agentes da Defesa Civil fazem treinamento com Exército de Combatente de Montanha
Dupla vai aprender sobre caminhada, escalada e sobrevivência em montanha como parte das ações do ‘Plano Inverno’

10/05/2017 - 11:33 - Agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias participam durante esta semana do Estágio Básico do Combatente de Montanha, organizado pelo 32° Batalhão de Infantaria Leve - Batalhão Dom Pedro II, na Vila Militar. Neste período eles participam do treinamento que, entre outras técnicas, ensina a execução da escalada livre durante a transposição em via equipada, além de ensinar a manutenção e lançamento de cordas. Ao final do curso, eles receberão o certificado de Escaladores Militares. Essa é mais uma ação dentro do “Plano Inverno”, que busca a redução e combate às queimadas que atingem a cidade no período de estiagem.

O secretário da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, explica que uma das dificuldades dos militares é a atuação de combate a incêndio em vegetações fechadas. “O comando do Corpo de Bombeiros explicou, durante uma das reuniões dos grupos setoriais, que o fogo em vegetação fechada é um agravante, pois os militares perdem muito tempo abrindo uma espécie de trilha para chegar ao foco do incêndio. O treinamento em montanha do Exército vai ser de suma importância para nossos agentes, que vão apoiar em caso de extrema necessidade. Todos precisam estar prontos para ajudar da melhor maneira possível”, diz.

O comandante do 32° Batalhão de Infantaria Leve, tenente coronel Ronald Mandim, explicou a importância do treinamento. “Esse treinamento prepara o profissional para atuar em um ambiente operacional de baixa e média montanha. Além de outros aprendizados, como ultrapassar obstáculos verticais e horizontais em vias equipadas por um especialista”, explica.

Agente da equipe operacional da Defesa Civil, Jair Lopes, faz parte da guarnição de combate a incêndios florestais que está sendo montada dentro do órgão público. Ele foi um dos escolhidos para participar do treinamento no Exército.

“Como vamos atuar dentro da guarnição de combate a queimadas, precisamos passar por toda essa etapa de treinamento. Contamos com o apoio de todos os militares do Exército durante essa semana para estarmos prontos para ajudar da melhor maneira possível”, comenta.

Em junho, as equipes da Defesa Civil vão participar do 1° Simpósio de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Região Serrana, organizado pelo 15° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) de Petrópolis. O órgão público vai contar com uma guarnição de combate a incêndios florestais para atuação emergencial dentro do plano. Além disso, os agentes vão realizar uma campanha de conscientização nas escolas e nos clubes do município.

“A atuação em conjunto é fundamental dentro do ‘Plano Inverno’. Contamos com o apoio de todos os setores da prefeitura, forças armadas, ONGS, concessionarias e o poder Legislativo, além das polícias Civil e Militar, Cruz Vermelha e o Corpo de Bombeiros. Nosso objetivo é trabalhar a prevenção para evitar que grandes tragédias aconteçam”, considera o secretário Paulo Renato.
Programação dos filmes em cartaz