Boa noite!           Quarta 13/12/2017   05:01
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Prefeito Bernardo Rossi planta mudas de Hortênsias na Avenida Koeler
Prefeito Bernardo Rossi planta mudas de Hortênsias na Avenida Koeler
Comdep está plantando 10 mil Mudas em toda a Cidade

19/04/2017 - 16:49 - A Avenida Koeler, no Centro Histórico, é a primeira a receber o plantio de 10 mil mudas de hortênsias que serão cultivadas em toda a cidade. O prefeito Bernardo Rossi acompanhou e ajudou o serviço realizado por 20 funcionários da Comdep: ele também plantou algumas das mudas que vão embelezar a cidade. Esta etapa do trabalho será concluída na semana que vem e, em seguida, será feita no pórtico de entrada da cidade no Quitandinha. O plantio também foi acompanhado por Fátima Argon, presidente do Instituto Histórico de Petrópolis.

“Estamos resgatando uma tradição que foi deixada de lado nos últimos anos. Vamos fazer Petrópolis voltar a ser florida e linda. Em pouco tempo, essas mudas já vão dar outra cara para a cidade e ser mais um atrativo para os moradores e os turistas”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

O plantio das hortênsias foi anunciado pelo prefeito durante a comemoração do aniversário da cidade, no mês passado. Desde então, a Comdep fez a preparação e a aquisição de 10 mil mudas. O objetivo é plantar Hortênsias em diversos pontos da cidade.

“Já tinha mais de seis anos que não se plantava Hortênsias na cidade. As últimas mudas que plantamos foi na Rodoviária do Bingen”, informou um dos funcionários da equipe de paisagismo da Comdep, Rodrigo de Souza Santos, que trabalha há 25 anos na empresa.

“Uma cidade como Petrópolis não pode ficar sem a beleza que essas flores trazem. Vamos plantar essas Hortênsias e ainda mais flores em outros canteiros na cidade”, afirmou o presidente da Comdep, Wagner Silva.

As primeiras flores vão começar a aparecer em cerca de seis meses. Para isso, a equipe de paisagismo está usando podas de árvores trituradas para servir de adubo. Elas vão manter a terra úmida, permitindo que elas cresçam. Elas podem passar de 1,5 metro, mas serão podadas com metade dessa altura, entre julho e agosto do próximo ano. Depois disso, elas darão novas flores e aquelas foram podadas vão gerar novas mudas.

A presidente do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), Maria de Fátima Argon, lembra que a cidade tem um vasto passado de cuidado com as flores e que a retomada desse trabalho será uma forma de chamar a atenção de turistas.

“A primeira iniciativa de plantar flores na cidade partiu do prefeito Oswaldo Cruz, que pessoalmente plantou Hortênsias na cidade. Petrópolis sempre foi um espaço interessante de paisagismo. Replantar essas mudas é seguir uma tradição muito grande. Isso vai atrair turistas para cá, que vão ver que a cidade está sendo cuidada e embelezada”, declarou.

O presidente da União Brasileira dos Trovadores, Roberto Francisco, lembrou que a beleza das Hortênsias já foi destacada em um concurso literário.

“Isso é uma beleza. Há muitos anos atrás, fizemos um concurso de trovas e a ganhadora falava que “Dizem que Hortênsias nascidas ao léu / são um pedacinho do céu”. Retomar o plantio de mudas é maravilhoso”, falou.
 
O plantio foi acompanhado ainda pelo vice-prefeito, Baninho, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Igor.
Spa Serra Morena