Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Palestra do NAAP- Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana que acontecerá na Casa de Cláudio de Souza dia 19/04 ás 19h30
Palestra do NAAP- Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana que acontecerá na Casa de Cláudio de Souza dia 19/04 ás 19h30
17/04/2017 - 10:38 - No dia 19 de abril, às 19h30min, a Casa de Cláudio de Souza, subunidade do Museu Imperial, receberá o NAAP- Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana para mais uma palestra. Desta vez, Carlos Ayres ministrará a palestra cujo tema a ser tratado é “Exoplanetas Terrestres e a Possibilidade de Vida no Universo”. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ayres, que é presidente e diretor de observação do CARJ – Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, falará sobre as condições inóspitas da maioria dos exoplanetas, bem como de suas características, surgimento e curiosidades.

Segundo Marcelo De Cicco, fundador do NAAP, desde a descoberta de Gliese 581 C, em 2007, o primeiro planeta extrassolar rochoso, encontrado na zona habitável de sua estrela, um novo paradigma foi aberto. A partir daí,  dezenas de outros exoplanetas terrestres foram descobertos, e muitos dentro da zona habitável de sua estrela.

SOBRE O PALESTRANTE: Carlos Ayres foi diretor de Observações do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, CARJ, onde no momento assume a presidência. Astrônomo amador, especializado em Observações Públicas e Astrofotógrafo.

Atualmente é consultor de TI para Suporte e Treinamento em SO Linux. Possui bacharelado e Licenciatura em História pela UERJ, é Analista de Sistema e Especialista em Redes, além de professor de Informática especializado em Computação Gráfica com certificado pela Adobe e Macromedia.

SOBRE O NAAP- Núcleo de Astronomia Amadora Petropolitana: É uma organização sem fins lucrativos, criada por Marcelo Antônio De Cicco em abril de 2015, que tem por objetivo reunir os amantes da astronomia e astrofotografia, possibilitando assim, o desenvolvimento de atividades correlatas, bem como construção de telescópios e instrumentação, além de promover cursos, seminários e palestras sobre o tema.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS:

Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, nº 247
Tels.: (24) 2231-5156 e 2231-4722 
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis, RJ

E-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Programação dos filmes em cartaz