Bom dia!           Terça 30/11/2021   11:46
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Secretaria de Saúde Reestrutura Serviço de Saúde Bucal
Secretaria de Saúde Reestrutura Serviço de Saúde Bucal
Prefeito contrata mais uma equipe de odontologia para PSF São Sebastião
 
12/04/2017 - 15:59 - Cumprindo uma das prioridades do plano de governo do prefeito Bernardo Rossi, a Secretaria de Saúde reestruturou o Departamento de Saúde Bucal para que ampliasse o atendimento odontológico da população e regularizasse a assistência. Nesta quarta-feira (12.04) o prefeito Bernardo Rossi anunciou a contratação da segunda equipe de dentistas para atuar no PSF São Sebastião, em visita ao posto do bairro. Também estão previstas a ampliação da equipe do PSF Amazonas. Atualmente, das 44 unidades de Saúde da Família, em 26 há atendimentos odontológicos.

No processo de reestruturação, o departamento extinguiu a fila de espera que acumulava 349 pacientes que aguardavam realizar o tratamento de canal há pelo menos dois anos. Também foi organizado um cronograma de treinamentos das equipes, inicialmente 35 dentistas serão capacitados no curso que terá duração de dois meses.

“No plano de governo que estipulamos, nós determinamos a reestruturação do serviço de Saúde Bucal. Conseguimos acabar com a fila de pacientes que aguardavam desde 2015 para fazer tratamento de canal. O serviço de prótese que deveria ter sido iniciado há três anos está regularizado e estamos organizando a contratação de novas equipes para trabalharem nas Unidades de Saúde da Família”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

O calendário de educação continuada da equipe de odontologia se iniciou com o treinamento de próteses dentária. Inicialmente 35 dentistas estão participando da capacitação que é dividida em seis módulos e realizada em dois turnos, na parte da manhã no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) do Centro e a tarde em Corrêas.

“A capacitação está sendo realizada no horário em que os profissionais não estão em atendimento para não haver nenhum transtorno na assistência da população. Após o ciclo de atividades com os dentistas, nós iremos iniciar os treinamentos com os auxiliares de saúde bucal. A educação permanente é uma diretriz a ser seguida pela nossa gestão em todos os serviços”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

À frente do Diretório de Saúde Bucal, Evandro Carius, explica que além da organização de novos fluxos e protocolos de atendimento, também estão previstas ações de prevenção. “No programa da mulher, através do acompanhamento realizado junto as gestantes, há um dentista que faz todo o processo de prevenção desde a gravidez. A mãe já aprende como higienizar a boca após a amamentação do neném, o que fazer quando nasce o primeiro dente e a criança vai poder ter toda a conscientização do processo de escovação e cuidados com os dentes na escola, com a reestruturação do programa Saúde nas escolas”, anuncia Evandro Carius.

A prevenção é o ponto principal para que os pacientes não cresçam com problemas de cáries e gengivas. O dentista do PSF Vale das Videiras, Ney Izu disse que grande parte dos atendimentos no posto é para restauração dos dentes.

“A maioria dos nossos atendimentos é de restauração dos dentes que se não tratada pode vir a ter a necessidade de prótese. Esse curso vem proporcionar aos novatos mais conhecimentos e aos mais antigos a atualização e troca de experiências”, disse Ney Izu. 

Programação dos filmes em cartaz