Boa noite!           Terça 07/12/2021   04:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Dia Mundial da Saúde é celebrado com Eventos no Centro de Saúde
Dia Mundial da Saúde é celebrado com Eventos no Centro de Saúde
Serão três dias de Palestras, Oficinas e Exposição
 
31/03/2017 - 17:58 - Em comemoração ao Dia Mundial de Saúde, a Secretaria de Saúde promoverá atividades entre segunda e sexta-feira (03 a 07.04). Serão oferecidas palestras, oficinas, aula de biodanza, peça de teatro e uma exposição em homenagem ao diretor fundador do local, professor Manoel José Ferreira. Todas as ações serão baseadas nas práticas integrativas e complementares ao atendimento no Sistema Único de Saúde. O Dia Mundial da Saúde é comemorado dia 07 de abril.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que o evento é aberto aos pacientes e ao público que queira saber mais sobre as novas tratativas preconizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do SUS.

“Fazem parte da política nacional a homeopatia, as plantas medicinais e fitoterápicas, a medicina tradicional chinesa/acupuntura entre outros. Recentemente conseguimos a aprovação no ComSaúde para ampliar o fornecimento de plantas medicinais e fitoterápicos aos pacientes do sistema de saúde. Esse evento vem apresentar esse tema tão importante a população e proporcionar mais conhecimento e informação”, revela Silmar Fortes.

Durante a semana do evento, o grupo de teatro do Instituto de Teatro Brasileiro (ITB) realizará pequenas apresentações nas salas de espera com temas sobre saúde e prevenção.

A diretora do Centro de Saúde, Élida Marta Santos, informa que no corredor principal da Unidade será montada uma exposição em homenagem ao professor Manoel José Ferreira.

“Manoel José Ferreira foi o nosso principal diretor e fundador. Ano que vem comemoramos 40 anos de fundação do Centro de Saúde e iniciando uma busca sobe a história dele, encontramos um acervo com peças antigas, máquinas de escrever, mobiliários e objetos que ele utilizava em suas consultas. Acredito que o público vai gostar e os nossos funcionários novos vão poder saber mais sobre a nossa história”, afirma Elida Marta.

As atividades terão início na segunda-feira (03.04) com palestra sobre meditação com Miguel Berredo às 9h30 e 15h. Na terça-feira o tema será a automedicação e os cuidados com medicamentos com a farmacêutica Ana Paula Grazinoli Lobato às 10h e 14h. Na quarta-feira, a nutricionista Brigitte Olichon da FMP/Fase falará sobre alimentação saudável de 13h às 16h. Na quinta-feira ocorrerá uma oficina de ervas medicinas com o Colégio Santa Catarina de 13h às 16h. Na sexta-feira o homeopata Carlos Lyrio falará sobre meditação e práticas integrativas e complementares no SUS de 9h30 às 10h30 e aula de Biodanza com Lucília Rugani de 15h às 16h30. Todas as atividades ocorrerão no auditório do Centro de Saúde e têm entrada franca. 
Programação dos filmes em cartaz