Boa noite!           Sexta 19/04/2024   22:15
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Hospital Alcides Carneiro realiza Procedimento Vascular inédito
Hospital Alcides Carneiro realiza Procedimento Vascular inédito
Paciente se recupera em Casa de Cirurgia de Aneurisma de Aorta

02/04/2017 - 10:14 - “Eu realmente nasci de novo. Os médicos me disseram que as minhas chances eram mínimas e agora poder estar em casa, junto aos meus familiares, cultivando a minha plantação de abóboras, isso não tem preço. Eu só tenho que agradecer a toda equipe médica do Hospital Alcides Carneiro”, emociona-se o aposentado Olair Rosa Nunes, 64 anos, primeiro paciente a realizar uma cirurgia de aneurisma de aorta abdominal no Hospital Alcides Carneiro.

O procedimento inédito realizado de emergência no início do mês mobilizou a equipe de Cirurgia Vascular  do hospital. A intervenção de alto risco só pôde ser feita devido à infraestrutura oferecida pelo HAC com seis salas cirúrgicas, uma sala de RPA – Recuperação pós-anestésica, um CTI pós-cirúrgico com sete leitos além de oito leitos exclusivos para procedimentos vasculares.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes comemora que este ano foram realizadas 22 cirurgias vasculares a mais do que o mesmo período do ano passado.

“Nós entendemos que esse procedimento foi de emergência e que implicava na sobrevida do paciente, mas nos deu a visão da nossa capacidade de atuação em alta complexidade cirúrgica. Nós já aumentamos a nossa produção para cerca de 30 procedimentos por mês e a expectativa do prefeito Bernardo Rossi e da Secretaria de Saúde é ampliar ainda mais esses números durante a nossa gestão”, afirma Silmar Fortes.

A aorta é o maior vaso do corpo que sai do coração, passa pelo o peito e vai até o abdômen, onde se divide para fornecer sangue para as pernas.

O chefe da equipe de Cirurgia Vascular, o médico José Eduardo da Costa Filho, explicou que o aneurisma de aorta abdominal provoca uma dilatação no abdômen que com o tempo, pode se romper provocando dor grave e hemorragia interna que pode levar a morte.

“Esse foi o caso do senhor Olair, ele não apresentava nenhum sintoma e de repente sofreu com dores intensas, após uma tomografia foi constatado o rompimento da aorta que ficou contida no abdômen. Neste momento começou a nossa corrida contra o tempo, pois o paciente não podia esperar e nós nunca havíamos realizado essa cirurgia no Alcides Carneiro”, revela José Eduardo.

O diretor-presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC), entidade que administra o HAC, Jordani Ribeiro, aponta que a cirurgia ainda não pode ser ofertada pelo serviço com regularidade, mas provou a capacidade técnica da equipe de cirurgiões e anestesistas.

“Nós sobre o risco eminente de morte sempre iremos valorizar a vida, então buscamos todas as maneiras de viabilizar a cirurgia. A atual gestão do Sehac tem como meta, alinhada as diretrizes do prefeito e do secretário de saúde, proporcionar a melhor assistência aos nossos pacientes e promover o crescimento dos nossos serviços e atuação médica”, disse Jordani Ribeiro.
Programação dos filmes em cartaz