Boa tarde!           Terça 30/11/2021   17:32
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ação Conjunta da Prefeitura e da Justiça retira Pessoa em Situação de Rua do Bingen
Ação Conjunta da Prefeitura e da Justiça retira Pessoa em Situação de Rua do Bingen
24/11/2016 - 14:05 - Uma idosa em situação de rua, que vivia em uma ponte do Bingen há cerca de dois anos, foi retirada do local, nesta quarta-feira (23/11), após ação conjunta de abordagem das equipes da Prefeitura de Petrópolis – por meio das Secretarias de Trabalho, Assistência Social e Cidadania e Saúde – e do Poder Judiciário, através da Vara da Infância, Juventude e do Idoso. A idosa, que possui transtornos mentais, foi levada para leito do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp, onde está sendo acompanhada.
 
A idosa será avaliada pelos médicos do Hospital e, em caso de estabilização, será encaminhada para Maricá, sua cidade de origem, reestabelecendo o vínculo familiar. “É importante esclarecer que ela já estava sendo cuidada pelo Consultório na Rua e pelo Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop). Esperamos que a situação dela se estabilize, para que ela possa retomar o vínculo familiar”, destacou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Fernanda Ferreira, informando que, se isso não ocorrer, ela será encaminhada a um hospital de apoio.
 
A ação foi acompanhada pelo filho da idosa, que levou todos os seus pertences para sua casa, em Maricá, onde ela será acolhida. “Esta ação de abordagem contou com o apoio da saúde e aconteceu atendendo ao princípio da intersetorialidade, que está previsto nos princípios do Sistema Único de Saúde. Colocamos o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp à disposição. Com isso, garantimos a dignidade da pessoa em situação de rua”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Patuléa.
 
O comissário da Vara da Infância, Juventude e do Idoso, Marcelo Botelho, acompanhou a ação de abordagem. “Essa é uma ação protetiva, para garantir a dignidade dessa senhora, que vive em uma situação de vulnerabilidade. Com a avaliação médica, será possível identificar a melhor solução para o caso, que é emblemático. Estivemos para garantir a legalidade e o respeito aos direitos da pessoa em situação de rua, e todos estão de parabéns pelo trabalho realizado”, afirmou Marcelo Botelho.
 
Abordagem oferece Dignidade para População em Situação de Rua
 
O trabalho de abordagem é uma das ações desenvolvidas pelo município para oferecer dignidade e assistência às pessoas que estão em situação de rua. O Núcleo de Integração Social (NIS) passou, entre 2013 e 2014, pela maior reforma desde a sua abertura. O espaço recebeu uma reforma completa, com melhorias nos dormitórios, telhados, lavanderia, pátios e também nas tubulações. Toda a infraestrutura foi recuperada e o imóvel foi pintado.

Além disso, o Centro Pop, na Rua Floriano Peixoto, foi inaugurado em 2015, oferecendo acolhimento durante o dia, além de atendimento social e psicológico. O espaço também oferece à população em situação de rua banho, espaço para convivência, sala para leitura, atividades pedagógicas e palestras. Caso necessário, as pessoas atendidas no Centro Pop serão encaminhadas ao NIS, onde podem passar a noite. Outro foco de atuação é o Consultório na Rua, que realiza intervenções educativas e psicossociais e possui equipe com psicólogo, enfermeiro, assistente social, técnico em saúde bucal, agente social e médico.
 
A abordagem social acontece todos os dias da semana e, em sua maioria, os usuários possuem famílias, muitos deles residindo fora do município. O principal objetivo é direcioná-los a programas sociais, reintegrando-os à sociedade e retirando-os das ruas.
Programação dos filmes em cartaz