Boa tarde!           Domingo 05/05/2024   13:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Santos Dumont > Curiosidades Sobre Santos Dumont
Curiosidades Sobre Santos Dumont

O 14bis tem esse nome porque foi testado por Santos Dumont, acoplado ao seu dirigível de nº 14. Dumont preferiu chama-lo de “bis”, ao invés de dar um novo número.

O relógio de pulso também foi criação de Santos Dumont. Enquanto pilotava seus dirigíveis, Dumont não tinha como acompanhar os segundos e minutos em que permanecia no ar, com o relógio de bolso. O aviador sugeriu então ao amigo relojoeiro Cartier para que adaptasse “alças” ao objeto. O modelo do relógio foi chamado de “Santôs” e existe até hoje.

Santos Dumont foi o primeiro aeronauta a utilizar motores a petróleo em dirigíveis. Muitos inventores da época acreditavam haver risco de explosão ao colocar o motor em proximidade com o gás (hidrogênio), que preenchia os balões. Santos Dumont provou que era possível a utilização dos motores a petróleo nos balões.

Santos Dumont foi o único, dentre seus irmãos, a não concluir curso superior. O inventor nunca teve uma formação regular. Era um esportista, como relatou um amigo da época de estudos: “aluno pouco aplicado, ou melhor, nada estudioso para as ‘teorias’, mas de admirável talento prático e mecânico e, desde aí, revelando-se, em tudo, de gênio inventivo”.    Contudo, estudava profundamente aquilo que lhe interessava.   Tornou-se um homem culto em mecânica, física, eletricidade e química.   Dominava vários idiomas, como o francês, o inglês e o espanhol, além do português.   Pelo valor da sua obra literária, sobre sua vida, seus feitos e a aviação, foi eleito (não assumiu) para a Academia Brasileira de Letras. 

Em 1909 Santos Dumont apresentou seu último invento aeronáutico: o Demoiselle 20. Foi o primeiro ultraleve da história. Com apenas 115 kg, envergadura de 5,50 m e comprimento de 5,55 m, era acionado por um motor de 24cv. Santos Dumont publicou os planos do Demoiselle 20 e permitiu que ele fosse construído por algumas firmas. O aparelho foi copiado e tornou-se um modelo popular.

Santos Dumont instruiu a primeira mulher a voar sozinha em um dirigível construído por ele. Após três “lições”, em 29 de junho de 1903 a jovem cubana Aída D’Acosta decolou no nº 9 do inventor, fazendo o percurso de Neuilly-Saint-James ao campo de Bagatelle (Paris-França). 

Alberto Santos Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, em Minas Gerais, no sítio de Cabangu, próximo à cidade que hoje leva seu nome.

O jovem Alberto Santos Dumont foi alfabetizado por sua irmã Virgínia.   Estudou ainda em Campinas, no Colégio Culto à Ciência, e, em São Paulo, nos colégios Kopke e Morton e na Escola de Ouro Preto.

Em 1910, Santos Dumont anunciou sua intenção de parar de voar.    Ele começava a sentir os sintomas da esclerose múltipla que o perseguiria até o final da sua vida.  Seu avião Demoiselle foi vendido a um piloto aspirante que, mais tarde, seria um dos maiores ases da primeira guerra mundial: Roland Garros.

fonte:
http://www.santosdumont.14bis.mil.br/

Santos Dumont interno
Programação dos filmes em cartaz