Boa noite!           Sábado 21/09/2019   18:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Unidades da Faetec participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 dia 17 a 23/10
Unidades da Faetec participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 dia 17 a 23/10
Unidades da Faetec participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Exposições, palestras, oficinas e concertos marcam as comemorações da SNCT nas sedes da Fundação em várias cidades fluminenses 

14/10/2016 - 18:03 - Instituída em 2004, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece, anualmente, em outubro, em todo o país. No Rio de Janeiro, as unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Informação (Secti), realizarão atividades em diversas cidades. Em 2016, a SNCT ocorrerá entre os dias 17 e 23 de outubro, com o tema “Ciência alimentando o Brasil”. 

Para o presidente da Faetec, Tande Vieira, a Semana estimula a criatividade dos alunos e faz com que novos talentos sejam descobertos:

- Muitas atividades apresentadas neste período podem contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por isso, apoiar a realização de eventos como a SNCT é incentivar a juventude a buscar formas de fomentar a ciência e torná-la mais acessível - comenta.

Veja as Faetec envolvidas:

ETE HENRIQUE LAGE (Niterói)

Estudantes da Escola Técnica Estadual (ETE) Henrique Lage andam ocupados com os últimos preparativos nos projetos que apresentarão durante a SNCT, de 17 a 23 de outubro. Nas mostras técnicas, é tradição o bom desempenho dos alunos do professor Altair Martins dos Santos, coordenador da Oficina de Projetos do Curso Técnico de Eletrônica. Os protótipos feitos por esses alunos serão apresentados na Mostra de Ciências programada para o dia 22, das 9h às 12h, no Campo de São Bento. Também será possível conferir outras boas ideias na exposição programada para o pátio da unidade, na Rua Guimarães Júnior, 182, no Barreto, no dia 17 de outubro, das 13h às 17h.

FAETEC BARRA MANSA

Uma programação intensa irá marcar a SNCT na unidade da Faetec em Barra Mansa, entre os dias 17 e 23 de outubro. Haverá palestras sobre empregabilidade, softwares livres e alimentação saudável. Além disso, os participantes poderão assistir, no dia 20, às 19h, à apresentação da Orquestra de Cordas do Curso de Música do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). Já nos dias 20, 21 e 22, a Faetec fará uma exposição com produtos de diversas áreas, de máquinas e equipamentos para a agricultura a projetos de automação da irrigação, passando pela influência francesa na gastronomia. A unidade fica na Via Sérgio Braga, s/nº, em Barbará. Mais informações, basta ligar para (24) 3324-2018.

FAETEC PARACAMBI

Com o objetivo de popularizar as ciências, a Fábrica do Conhecimento abre suas portas à comunidade de Paracambi, de 19 a 21 de outubro, para exibição de projetos, minicursos e sarau. A programação ocupará o campus da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio (Faeterj) e o Espaço da Ciência. O complexo de educação e cultura fica na Rua Sebastião Lacerda, s/no, e a entrada é franca. A Faeterj-Paracambi ainda participará, nos dias 20 e 21 de outubro, da VI Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação, evento que integra instituições de ensino municipais, estaduais e federais localizadas no Espaço da Ciência.

FAETEC PETRÓPOLIS (unidade Cascatinha)

O empreendedorismo é o tema principal da programação preparada pela Faetec Petrópolis, unidade Cascatinha, na 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. De 17 a 20 de outubro, serão realizadas seis palestras, todas com entrada franca. A Faetec-Cascatinha fica na Estrada Machado Fagundes, 326, em frente à Fábrica do Saber.

FAETEC PINHEIRAL

A Faetec de Pinheiral abre suas portas ao público de 17 a 21 de outubro, para uma série de encontros gratuitos que abordam o tema “Ciência Alimentando o Brasil”. Apresentação de blog sobre alimentação saudável, de projeto de gestão de resíduos sólidos e, até mesmo, de um show de talentos organizado pelos alunos agitam a unidade, na Rua Coronel Joaquim Ferreira Ribeiro, 201, no Centro.
 
FAETEC TERESÓPOLIS

Duas palestras gratuitas marcam a programação da Faetec-Teresópolis durante a 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Na segunda-feira, dia 17 de outubro, o professor Laion Manfroid fala sobre o “Mundo da Computação”. Na terça, 18, roubo de identidade, pedofilia, calúnia, discriminação, espionagem e pirataria são alguns dos assuntos abordados na palestra “Comportamento eletrônico e crimes digitais”, do engenheiro Rodrigo Sousa Valle. Os eventos acontecem sempre às 18h e é preciso fazer inscrição prévia na secretaria da Faetec (Av Presidente Roosevelt, s/nº, Barra do Imbuí) ou pelo telefone (21) 2641-4330.

FAETEC VALENÇA

A Faetec-Valença abre suas portas ao público, de 17 a 19 de outubro, para uma série de eventos gratuitos. Palestras, mesas redondas, oficinas e exposição de projetos desenvolvidos pelos alunos integram a agenda, sempre com entrada franca. A unidade fica na Av. Nossa Sra. Aparecida, s/no, em Aparecida. “O campo das tecnologias: tangências da ciência alimentando o Brasil” é o título do debate de abertura, no dia 17, a partir das 14h.

FAETEC VOLTA REDONDA

Alunos do Ensino Médio se uniram aos dos cursos de Formação Inicial e Continuada para criarem a programação da SNCT, na unidade da Faetec de Volta Redonda, de 20 a 22 de outubro. Na Escola Técnica Estadual Amaury Cesar Vieira, estão agendadas exposição de trabalhos, gincana, palestra e oficina de animação. A unidade da Faetec fica na Rua 1.015, s/no, em Volta Grande II. A entrada é franca.
Programação dos filmes em cartaz