Bom dia!           Sábado 19/10/2019   11:25
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Itaipava recebe exposição “Arte em Movimentos Místicos” dia 01/10 às 17h
Itaipava recebe exposição “Arte em Movimentos Místicos” dia 01/10 às 17h
Mostra é assinada pelos artistas Telmo Santana e Bernardo Pitanguy

27/09/2016 - 13:22 - Uma explosão de cores e formas com sentimento místico. Esse é o tema da exposição assinada pelos artistas plásticos Telmo Santana e Bernardo Pitanguy, que pela primeira vez expõem juntos suas obras. A mostra estará aberta ao público na Galeria Cultural do Shopping Estação Itaipava a partir deste sábado (01), com uma vernissage que terá início às 17h. A entrada é gratuita.
 
Cada artista leva técnicas diferentes para a exposição, mas todas elas possuem algo em comum: o misticismo. Telmo Santana traz à Itaipava a arte do entalhe em madeira de lei, o Cedro. “Meu trabalho é místico e possui duas linhas. Uma expressada através de figuras como as mandalas e outra mais religiosa, com imagens de santos”, declarou. 

Já Bernardo Pitanguy reúne pinturas na exposição. “Trabalho o misticismo através de símbolos e figuras. A tintura abstrata, ou quase abstrata, não tem uma definição concreta, é subjetiva, cada um vê de uma forma diferente”.
 
A exposição “Arte em Movimentos Místicos” ficará em cartaz até o dia 31 de outubro, nas lojas 13 e 14 do Shopping Estação Itaipava. A visitação acontece nas terças, quartas, quintas, sextas e domingos, de 15h às 20h, e aos sábados, até às 22h.
 
Conheça os artistas:
 
Telmo Santana
 
Natural de Recife (PE), autodidata, descobriu seu dom artístico para o entalhe no ano de 1970. A partir daí começou a sua carreira artística expondo em várias galerias, sendo contemplado em todas as exposições com medalha de ouro, prata e bronze, adquirindo o reconhecimento dos críticos de artes como um dos principais entalhadores do País.

Bernardo Pitanguy
 
Iniciou seus estudos nas artes plásticas desvendando os mistérios da pintura a óleo com a professora Mara Vasconcelos, aos sete anos de idade. Aos 9 foi para a Suíça estudar. Lá conviveu por muito tempo com valores humanísticos, parte integrante de sua formação escolar.  Bernardo Pitanguy representa, na nova geração de pintores, o fruto de um amadurecimento no qual a procura da harmonia com a natureza e a sensibilidade artística são uma constante. Seus trabalhos abstratos, com forma surrealista e símbolos místicos, emanam uma energia vibrante através das cores.
 
O Shopping Estação Itaipava fica na Estrada União e Indústria, 11000, em Itaipava, Petrópolis (RJ). Mais informações sobre as atividades do espaço podem ser consultadas pelo telefone (24) 2222-6266.
Programação dos filmes em cartaz