Boa noite!           Segunda 22/07/2019   00:52
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Final do Festival de HAICAI foi um Sucesso
Final do Festival de HAICAI foi um Sucesso
12/09/2016 - 10:06 - A festa de premiação do IV Festival de Haicai de Petrópolis foi um sucesso, assim como o lançamento da coletânea correspondente a este projeto.  A Casa Claudio de Souza, que também sediou a Semana da Cultura Japonesa congregou poetas e admiradores, incentivando ainda mais a amizade entre o Brasil e o Japão. Dr. Ami, que preside a Associação Nikkei de Petrópolis, encontrava-se  presente com sua esposa e amigos membros da entidade, emocionado pela beleza e valor cultural da festa.

A cerimônia foi conduzida pelos poetas  Ataualpa Pereira Filho, presidente da Academia Petropolitana de Educação e Catarina Maul, presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni.

Houve uma mostra visual sobre haicais, assim como slides dos vencedores, divididos em suas categorias, juventil, adulto e adultos de outras cidades.

Presentes estavam, também, aqueles cujos poemas foram classificados, mas não vencedores, mesmo assim recebendo o mérito de constarem da coletânea que somou a participação de 138 poetas, como lembrou Catarina Maul, que fez a coordenação editorial do livro através da Bem Cultural Editora.

Receberam troféus os haicaistas petropolitanos vencedores e presentes: Ivone Teixeira (1º lugar), Rodolfo Andrade (2º lugar) e Claudio Fernando Mahler (3º lugar). Na categoria poetas de outras cidades, veio buscar o troféu do 5º lugar pessoalmente a haicaista Vanessa Franback Araújo dos Santos.

Alguns participantes da antologia também estiveram presentes, como é o caso da jovem Ana Clara Pinheiro, dos poetas Paulo Cezar Tórtora, Felipe Fleury e ainda Soeli Tiegs, que veio de Curitiba somente para a festa. 

Sem dúvida, a poesia tem, através dos importantes concursos e festivais literários, divulgado enormemente a cidade de Petrópolis e cumprido, por aqui, a sua função de exercer papel formador, de reflexão e aquisição de conhecimentos que alimentam a alma e o saber.

Para abrilhantar ainda mais a festa, a mesma recebeu a presença, apresentação e o lançamento do livro da especialista em haicais Yassu Noguchi, do Rio de Janeiro.

Foi realmente um sucesso!
Programação dos filmes em cartaz