Boa tarde!           Sexta 22/10/2021   16:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Sociedade Artística Villa-Lobos recebe em setembro o espetáculo Cello Fest em sua estreia nacional
Sociedade Artística Villa-Lobos recebe em setembro o espetáculo Cello Fest em sua estreia nacional
12/09/2016 - 11:58 - A conceituada Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV) recebe no sábado, dia 17 de setembro, às 17h, no Theatro D. Pedro, o trio Cello Fest em sua estreia nacional. O concerto será um Tributo ao Violoncelo liderado por um dos violoncelistas mais respeitados da atualidade: Marcio Carneiro. Marcio se apresentará ao lado de Hugo Pilger, professor da UNIRIO e Marcelo Salles, spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Três grandes nomes do Cello, executando um programa de altíssima dificuldade e raramente apresentado.
 
Márcio Carneiro
 
Nascido no Rio de Janeiro, Márcio Carneiro iniciou seus estudos de violoncelo com a professora Nydia Soledade Otero, aperfeiçoando-se com o professor Iberê Camargo Grosso, na Escola Nacional de Música. Participou dos 3º, 4º e 5º Festivais de Inverno de Ouro Preto, obtendo, como prêmio de “Melhor Instrumentista do 3º Festival” uma bolsa de estudos na Alemanha, oferecida pela embaixada alemã. Atuou como solista da Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Desde 1972, vive em Detmold, Alemanha, onde aperfeiçoou-se durante cinco anos com o professor André Navarra, na Nordwestdeutsche Musikakademie. Ali, apresentou-se ao Konsertexamen e obteve a distinção máxima. Participou dos cursos internacionais de aperfeiçoamento musical da Accademia Musicale Chigiana de Siena, obtendo o Diploma d"Onore das Rencontres Internationales Maurice Ravel, em Saint-Jean-de-Luz. Apresentou-se em diversos concertos na França, Alemanha, Itália, Finlândia, Holanda, Suíça, Iugoslávia, Rússia, Bélgica, Portugal, Japão, México, em toda a América do Sul e nos Estados Unidos. Atualmente, é professor catedrático de violoncelo na Nordwestdeutsche Musikakademie Detmold.
 
Hugo Pilger
 
Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Hugo Pilger (Porto Alegre-RS, 1969) iniciou seus estudos de violoncelo na Fundarte (Fundação de Artes de Montenegro-RS) com Milton Bock. Formou-se no curso de Bacharelado em Instrumento Violoncelo da UNIRIO, instituição na qual concluiu seu Mestrado em Música em 2012. Como solista, se apresentou à frente de várias orquestras, dentre elas: Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Ouro Preto, Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. É primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali e professor da classe de violoncelo da UNIRIO. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo. Recentemente gravou o CD solo intitulado Hugo Pilger interpreta Ernani Aguiar com obras para violoncelo do compositor.
 
Marcelo Salles

Marcelo Salles iniciou-se no violoncelo com Emílio De César, estudando depois com Ataíde de Matos, Atelisa de Salles e A. Guerra Vicente. Na UniRio Bacharelou-se em violoncelo na classe do professor Alceu Reis. Fez cursos paralelos com Antônio Meneses e Márcio Carneiro.
Tocou como solista a frente de várias orquestras brasileiras e excursionou pela Europa e Estados Unidos com diversos grupos de câmara. Na sua discografia destaca-se o CD Mosaico do Duo Salles. Atualmente é o violoncelista do Quarteto Bosisio e integra o naipe de violoncelos da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal, como 1° solista, recebendo crítica de Marcus Góes publicada no portal movimento.com: “Como ponto altíssimo, o solo de violoncelo de Marcelo Salles no segundo ato, na entrada de Albrecht, foi emocionante pelo tom elegíaco apropriado obtido, pela afinação, pela sonoridade limpa e cheia. É raro violas e violoncelos atingirem, em nossas estantes, tal excelência.”

Programa:

Johann Sebastian Bach
Suite No.3 para violoncelo solo, BWV
                Prélude - Allemande - Courante - Sarabande - Bourrée 1-2 - Gigue
                Violoncelo: Marcio Carneiro
 
Jean Baptiste Barrière
Sonata para dois violoncelos
                 1 - Andante
                 2 - Adagio
                 3 - Allegro prestíssimo
                 Violoncelos: Marcelo Salles  e Marcio Carneiro
Ernst Mahle
Quatro Duetos modais para dois violoncelos
                 Dueto modal No.2     Lídio-Mixolidio
                 Dueto modal No.3     Frígio-Dórico
                 Dueto modal No.4     Tons Inteiros
                 Dueto modal No.5     Lídio-Cigano
                 Violoncelos: Marcio Carneiro e Hugo Pilger 
Alessandro Stradella
Ária di Chiesa, Transcrição para 3 violoncelos de Paul Bazelaire
                     Violoncelos: Marcio Carneiro, Marcelo Salles e Hugo Pilger 
Ernani Aguiar
Música a Tres
                     1- Molto Allegro
                     2- Lento
                     3- Vivo
                     Violoncelos: Hugo Pilger, Marcelo Salles e Marcio Carneiro

SERVIÇO:
 
SOCIEDADE ARTÍSTICA VILLA-LOBOS - Cello Fest
 
Data: 17/09/2016 – sábado, às 17h
Local: Theatro D. Pedro - Praça dos Expedicionários s/n
Tel: 24 2235-3833 
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis

Capacidade: 480 lugares
Acesso para deficientes
Não possui estacionamento/ Não aceitam cartões
Compra de ingressos somente na bilheteria do local, de quarta a domingo, de 14 às 18h
Ingressos avulsos                          R$ 80,00 (inteira)
Ingressos Meia-entrada               R$ 40,00 (válido apenas para estudantes e idosos)
Formas de pagamento: cartão de crédito (parcelado em até 2x), cheque ou à vista.
Programação dos filmes em cartaz