Bom dia!           Domingo 18/08/2019   09:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Entretenimento > Eventos Permanentes > Biblioteca Rocambole homenageia Dia dos Pais
Biblioteca Rocambole homenageia Dia dos Pais
Agosto de 2016 - Para comemorar o Dia dos Pais, a Semana do Folclore e o Dia Nacional das Artes, a Biblioteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram) terá uma programação com muitas novidades para o público infantil no mês de agosto.

Os pequenos, além de ouvir várias histórias divertidas, poderão explorar o acervo da biblioteca e participar de oficinas criativas que estimulam a atenção e o desenvolvimento social. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

Nos dias 2 e 3, das 14h às 15h, haverá a leitura do conto popular “A galinha ruiva”, com versão de André Koogan Breitman. Posteriormente as crianças poderão explorar livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

A obra fala de uma galinha ruiva, que morava com seus pintinhos em uma fazenda. Um dia ela encontrou uma porção de grãos de trigo e procurou ajuda entre seus amigos para plantá-los, porém ninguém quis ajudar. Assim, a galinha plantou tudo sozinha. A ideia era fazer um delicioso pão. Depois dos trigos crescidos, ela, novamente, pediu a ajuda dos amigos para colher e debulhar o trigo e fazer a farinha. Novamente, ninguém quis ajudar! Também não quiseram fazer e assar o pão, deixando a galinha fazer tudo sozinha.

Quando o pão ficou pronto todos quiseram comer, mas a galinha deu uma boa resposta a todos que não quiseram ajudá-la. Como será que acabou essa história?

Em homenagem ao Dia dos Pais, em 4 de agosto, das 14h às 15h, a garotada poderá conferir a história “Papai é meu”, de Ilan Brenman , em seguida será proposta uma oficina criativa.

Neste livro duas irmãs disputam o amor e a atenção do pai. A narrativa mostra o resultado deste confronto familiar e as consequências de um momento em que duas garotinhas ciumentas puxam os braços do pai, cada uma posicionada em uma das laterais de seu corpo. O que será que aconteceu?

Já a leitura do livro “Lição de voo”, de Sandra Aymone, acontecerá nos dias 9 e 10, das 14h às 15h. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

No livro, que foi adaptado do folclore europeu, a autora narra a história de Betina, uma menina que descobre a importância de aprender com seus erros, assumir seus atos e descobrir novas coisas.

No dia 11, das 14h às 15h, será a vez dos pequenos comemorarem o Dia dos Pais com contação de história do livro “Você lembra, pai?”, de Daniel Munduruku. Em seguida será proposta uma oficina criativa.

Para começar a comemoração da Semana do Folclore, nos dias 16 e 17, das 14h às 15h, haverá contação de história do livro “Iara e a poluição das águas”, de Samuel Murgel Branco, posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

A história fala da poluição das águas dos rios, contada por um conhecido personagem do nosso folclore: Iara, a protetora das águas. Mas ela não está sozinha. Curupira, o protetor das matas e dos animais, acompanha Iara ao longo da história. Alguns animais da floresta, como o porco-do- mato, também vão ajudar Iara e Curupira a contar essa história. O que será que aconteceu?

A leitura do livro “Mitos: o Folclore de Mestre André”, no dia 18, das 14h às 15h, completa a comemoração da Semana do Folclore, seguida de oficina criativa para os grupos escolares.

A obra conta sobre o folclore, que é um conjunto de mitos e lendas que passam de geração para geração. Muitas nascem da imaginação, já outras foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O mais interessante disso tudo, é que na verdade, os mitos são personagens fantásticos que povoam a mente de todos com seus elementos sobrenaturais e misteriosos.

Para prestigiar o Dia Nacional das Artes, nos dias 23 e 24, das 14h às 15h, será realizada a leitura de “A dança das cores”. Posteriormente haverá exploração de livros, jogos e fantoches da Biblioteca Rocambole.

O livro apresenta o grande espetáculo que as cores proporcionam. Além de haver referência àquilo que elas embelezam, como o céu e a roupa, a dança aparece como ponto primordial para que as cores primárias se misturem e possibilitem, dessa forma, o surgimento das secundárias.

Ainda comemorando o Dia Nacional das Artes, a Biblioteca Rocambole encerra sua programação de agosto no dia 25, das 14h às 15h, com contação de história do livro “Portinari”. Após a leitura, será oferecida oficina criativa inspirada na obra do artista.

Os livros da Coleção Crianças Famosas contam episódios da infância de grandes músicos, pintores, escritores e inventores da História Universal e do Brasil, desta vez, a história de Candido Portinari será lida.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O acervo é composto por cerca de 700 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

SERVIÇOS:

Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis, RJ

Tel.: (24) 2233-0300 ou (24) 2233-0360
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Site: www.museuimperial.gov.br
Twitter: @museuimperial
Facebook: www.facebook.com/museuimperial
Google+: Museu Imperial / Ibram / MinC

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h
Programação dos filmes em cartaz