Boa noite!           Sábado 20/07/2019   19:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Dinâmica entre Paciente e Psicanalista é Tema de Seminário em Petrópolis
Dinâmica entre Paciente e Psicanalista é Tema de Seminário em Petrópolis
25/07/2016 - 19:30 - Em tempos de crise – seja emocional ou financeira – a psicologia ocupa cada vez mais um espaço privilegiado de análise das tendências individuais e de abertura para a mudança. No entanto, o sucesso do trabalho desenvolvido na análise depende, entre diversas contingências, de uma dinâmica específica que se estabelece entre o paciente e o analista – algo que Freud batizou de ‘transferência’ e que será tema de seminário realizado pelo Núcleo de Estudos Psicanalíticos de Petrópolis – NEPP – entre agosto e novembro de 2016, no Centro de Cultura Raul de Leoni. As inscrições vão até 30/7.

Quando ocorre a transferência, o paciente atualiza seus desejos, repetindo modelos infantis que são transferidos para a figura do analista. Nessa dinâmica, o paciente se relaciona com o analista como se fosse seu pai, mãe ou outras pessoas de suas referências. “A transferência é necessária para o andamento da análise, mas também pode afastar o paciente das suas questões e até mesmo impedir o trabalho, caso não seja possível manejá-la de maneira apropriada”, informou a psicanalista e coordenadora do NEPP, Dra. Joseane Garcia.

O seminário “O manejo da transferência” irá abranger o conceito, conforme concebido originalmente por Freud, e as contribuições posteriores do psicanalista francês Jacques Lacan. “Nós pretendemos também enfocar a transferência dita positiva, que favorece a análise, e a negativa, que dificulta o processo. Além disso, vamos abordar estratégias que podem ser adotadas para o manejo da transferência. Acredito que esse seminario seja essencial para todos os profissionais que lidam com a psicanálise, uma vez que para termos sucesso na clínica devemos saber como dirigir um tratamento e a transferência é a base disso", acrescentou a coordenadora do seminário, psicanalista e mestranda em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rosana Maldonado Torres.

Os outros dois seminários que compõem a grade do NEPP para este segundo semestre são “As psicoses” e “As formações do inconsciente”. Cada seminário terá um encontro por mês, de agosto a novembro, sempre aos sábados, das 10h às 12h. Podem participar psicólogos e demais pessoas que já possuam algum conhecimento de psicanálise e desejem aprofundar seus estudos.

O investimento é de R$ 200,00 por seminário. O pagamento pode ser feito em duas parcelas, por depósito bancário, e os participantes que optarem por se inscrever em dois ou três seminários recebem desconto. Mais informações pelo e-mail nepp.inscricao@gmail.com.
Programação dos filmes em cartaz