Boa noite!           Quarta 20/10/2021   23:44
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > Apresentação da Banda Marcial de Barra Mansa encerra 16º Festival de Inverno de Petrópolis no Theatro Dom Pedro dia 17/07 às 17h
Apresentação da Banda Marcial de Barra Mansa encerra 16º Festival de Inverno de Petrópolis no Theatro Dom Pedro dia 17/07 às 17h
15/07/2016 - 16:35 - Depois de 10 dias de intensa e variada programação, com o público prestigiando intensamente os espetáculos, o 16º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte, se despede neste domingo, 17 de julho, brindando o público com uma apresentação da premiada e consagrada Banda Marcial de Barra Mansa, no Theatro D. Pedro, às 17h.  Considerada a melhor banda de metais do Brasil, os 60 músicos que fazem parte do conjunto, sob a batuta do maestro Hercules Alves, vão ressoar divididos entre: trompete, trompa, trombone, Euphonium, tuba e percussão. No programa, obras de Johnny Richards, Miklós Rozsa, Chico Buarque, Edu Lobo, Tom Jobim, entre outros. A entrada é franca.
 
O Instituto Dell’Arte promove o festival serrano em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Fundação CESGRANRIO. O evento tem o patrocínio da Vivo por meio da Plataforma Vivo Transforma e Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O Festival conta ainda com o apoio do OUTLET PREMIUM RJ, FURNAS e SISTEMA FIRJAN/SESI.
 
O 16º Festival de Inverno de Petrópolis tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a conexão entre as pessoas e a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, com foco em transformação social por meio do ensino, da revelação de novos talentos e da valorização da cultura nacional.
 
Banda Marcial de Barra Mansa

Hexacampeã Nacional no concurso de bandas realizado pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, a Banda Marcial de Barra Mansa é considerada a melhor banda de metais do país. Por onde passa tem sido aclamada pelo público e crítica. Ela também é decacampeã Estadual pela Federação de Bandas do Estado do Rio de Janeiro. Sua característica marcante é o ritmo forte, adequado à marcha, e referendado pela participação acentuada de metais.
 
A banda é um dos braços da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, no Projeto Música nas Escolas, que tem como objetivo levar educação musical para jovens estudantes. Iniciado em 2003 o projeto é patrocinado pela prefeitura de Barra Mansa/RJ. É considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O trabalho se estende a 72 escolas da rede municipal, iniciando na educação infantil e se estendendo para todas as séries e permitindo a criação de inúmeras formações instrumentais.
 
Maestro Hércules Alves
 
Em 1993 iniciou sua experiência musical na Fanfarra Municipal de Itatiaia. Desde então ingressou com afinco nos estudos de música ingressando na Banda Marcial de Itaquaquecetuba-SP em 1994, onde permaneceu até 1997. Nesse tempo estudou com Gabriel dos Santos e José Alexandre. Ainda neste período atuou como músico e arranjador da Banda Marcial do SESI Resende-RJ, e como maestro/Arranjador da Banda Marcial do Colégio Capitão José Carlos Queluz-SP.

Em 1998 começava uma nova experiência em música popular, fazendo arranjos e adaptações para grupos populares mesclando música erudita e popular. Até 2005 fez produção musical para várias bandas e grupos de MPB, Pop Rock, Samba, Chorinho, Bossa Nova, etc.

Ingressou em 2000 na Banda Sinfônica de Itatiaia/RJ atuando como músico até 2006, assumindo posteriormente a regência da mesma até 2009.

Inicia um novo caminho no ramo da música em 2007, estudando com Silvia Helena Zambonini Soares percussão sinfônica. Em 2008 fez audição para Orquestra Sinfônica do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa-RJ. Estudou 02 períodos de Regência com Professor Guilherme Berstein na Universidade Barra Mansa/RJ.

Atualmente estuda com Jésus Figueiredo, Maestro do Coro do Teatro Municipal de Rio de Janeiro. É professor de Regência, harmonia, Compositor e arranjador residente do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, Idealizador e Coordenador do Projeto Orquestra de Sopros de Itatiaia.
 
Ao público participante pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da “Campanha da Solidariedade”.
 
16 º Festival de Inverno de Petrópolis/Instituto Dell’Arte - 8 a 17 de julho de 2016

SERVIÇO:

17 de julho, domingo, 17h

Encerramento do 16º Festival de Inverno de Petrópolis

Banda Marcial de Barra Mansa

Maestro: Hercules Alves

Local: Theatro D. Pedro
Endereço: Praça dos Expedicionários, s/n – Centro
Tel: (24) 2235-3833

Capacidade: 510 lugares
Acesso para deficientes

ENTRADA FRANCA:

Pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade 
Programação dos filmes em cartaz