Boa tarde!           Domingo 24/10/2021   12:37
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Música > 16º. Festival de Inverno de Petrópolis apresenta Tributo a Carlos Gomes em Concerto, Cia. Brasileira de Ballet e “Cristal Jazz” dia 16/07 às 19h30
16º. Festival de Inverno de Petrópolis apresenta Tributo a Carlos Gomes em Concerto, Cia. Brasileira de Ballet e “Cristal Jazz” dia 16/07 às 19h30
13/07/2016 - 18:26 - Uma noite para apreciar e participar de excelentes espetáculos na programação do 16º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte é o que espera o público no sábado, 16 de julho. A soprano Angelica De La Riva e a pianista Katia Balloussier dividem o palco em “Concertos à Luz de Velas”, no Museu Imperial, às 18h, para homenagear Carlos Gomes, Granados, entre outros. No Theatro D. Pedro, às 19h30m, é a vez da Cia. Brasileira de Ballet, com os clássicos “Paquita Gran Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”. Na série “Cristal Jazz”, às 20h30m, no Palácio de Cristal, a cantora Taryn, lança seu novo CD “Nouveau Vintage Café”. Na ocasião a cantora vai homenagear as divas do jazz. Abrindo o evento no Palácio de Cristal, a cantora Cristiane Zappa se apresenta às 19h. Todos os eventos têm entrada franca.
 
O Instituto Dell’Arte promove o festival serrano em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis e Fundação CESGRANRIO. O evento tem o patrocínio da Vivo por meio da Plataforma Vivo Transforma e Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O Festival conta ainda com o apoio do OUTLET PREMIUM RJ, FURNAS e SISTEMA FIRJAN/SESI.
O Festival de Inverno de Petrópolis tem o patrocínio da Vivo por meio da plataforma Vivo Transforma, criada para promover a conexão entre as pessoas e a democratização do acesso à cultura. Em 2016, serão dezenas de projetos apoiados por meio das leis de incentivo fiscal em diferentes regiões do país, com foco em transformação social por meio do ensino, da revelação de novos talentos e da valorização da cultura nacional.
 
“Concertos à Luz de Velas” com Angelica de La Riva e Katia Balloussier
Reconhecida e aclamada também pela crítica internacional, Angelica de La Riva é considerada uma das sopranos de maior relevância de sua geração na ópera e na música de câmara. Pelo trabalho com a música clássica brasileira, incluindo as apresentações internacionais, recebeu o Prêmio Carlos Gomes Mérito Cultural. Suas atuações percorrem o mundo. Foi a primeira soprano brasileira a se apresentar no Avery Fisher Hall. Seu debut na China foi com a Orquestra Sinfônica de Shenzhen, sob a batuta do maestro Mo Van de Velde. Na ópera Horas Vacias do compositor espanhol Ricardo Llorca gravou e atuou o papel principal, sob a regência de E. Plasson, no Lincoln Center, em Nova York.  Sua estreia no prestigioso Carnagie Hall, também em Nova York, aconteceu em 2010 e desde então vem se apresentando no local com frequência. 
 
A pianista Katia Ballousier graduou-se em piano pela Escola de Música da UFRJ. Iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann, tendo também orientação de Myrian Dauelsberg e Telmo Cortês. Desenvolve um grande trabalho como camerista, apresentando-se em importantes salas de concerto do Brasil ao lado de reconhecidos músicos nacionais e internacionais. Venceu sete concursos nacionais de piano. Um deles foi o Concurso “Arnaldo Estrella”, de Juiz de Fora, em 1982. Atua em Master-Classes e festivais. Na Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) exerce a função de pianista acompanhadora.
 
Espetáculos de balé “Paquita Gran Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”

Os dois grandes clássicos do gênero vão ser apresentados pela Cia Brasileira de Ballet, uma das companhias de maior prestígio no cenário nacional: “Paquit Gran Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”. “Paquita” é um espetáculo que foi originalmente coreografado por Joseph Mazilier, com música de Edouard Deldevez. Em dois atos e três cenas, ele foi apresentado pela primeira vez pelo balé da Ópera de Paris, em 1846. Atualmente a peça faz parte do repertório tradicional das mais renomadas companhias de balé clássico do mundo. O balé de um ato “Noite de Walpurgis”, é considerado uma das cenas mais marcantes da ópera de Charles Gounod “Fausto” e uma das obras primas do balé mundial. Para este momento, Gounod criou uma música excepcionalmente colorida e rica. A coreografia original é de Lavrovski.
 
A Cia Brasileira de Ballet completa 15 anos de atuação. Dirigida pelo professor Jorge Texeira, ela é formada por 40 bailarinos profissionais, além dos bailarinos do Projeto Aprendizes que conta com 140 jovens. Nos espetáculos atua com os profissionais e os aprendizes. A Cia foi criada com a proposta de inserir jovens talentosos bailarinos no mercado de trabalho. Além da atuação artística de alto nível, ela também realiza importantes projetos sociais. Com enorme projeção no exterior, fez apresentações na Argentina, Estados Unidos, Suíça, China, México, Mônaco, Israel e Colômbia. Apresentou-se ao lado de companhias como o Kirov (Rússia), Ballet Nacional de Cuba e Visky. Conquistou vários primeiros lugares no Festival de Dança de Joinville. Na lista de premiações, Youth American Grand Prix (Estados Unidos ), Prix de Lausanne (Suíça), Beijing International Ballet Invitation (China). É considerada um celeiro de jovens bailarinos do Brasil.
 
Uma noite de jazz com a vocalista Taryn

Na apresentação do show da cantora Taryn, o lançamento do seu novo CD “Nouveau Vintage Café”. O álbum é uma experiência diferenciada com mistura de temas clássicos do jazz, blues, MPB, e soul, e celebra artistas revolucionários dos gêneros que se destacaram entre as décadas de 40 a 70. Um trabalho onde o tradicional aparece com ritmos, efeitos e tendências contemporâneas como o electro swing e o trip hop.   
 
Em arranjos inéditos, Taryn, na apresentação no FIPET, vai interpretar Divas do jazz, como Aretha Franklin, Billie Holiday, Sarah Vaughan, Janis Joplin e Etta James. A cantora é vocalista e diretora artística da Rio Jazz Orchestra e com ela gravou dois CDs, e um DVD, e estrelou o aclamado espetáculo “Tributo à Billie Holiday”. Seu primeiro álbum foi em 2006, com o disco solo “Taryn”, interpretando canções inéditas de Frejat, Zeca Baleiro entre outros compositores brasileiros influenciados pelo blues.
 
Cantou no Montreux Jazz Festival e em Los Angeles, onde gravou um CD a convite de Andy Summers, guitarrista da banda The Police. Filha do maestro Marcos Szpilman, nasceu em berço musical e elogiada e respeitada pela crítica ela encanta pela sua interpretação cheia de alma.
 
Ao público participante pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da “Campanha da Solidariedade”.
 
16 º Festival de Inverno de Petrópolis/Instituto Dell’Arte - 8 a 17 de julho de 2016

ENTRADA FRANCA

Pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da Campanha da Solidariedade 

SERVIÇO:

16 de julho, sábado, 18h

“Concertos à Luz de Velas”

Angelica De La Riva, soprano
Katia Balloussier, piano

Tributo a Carlos Gomes, Granados e outros

Local: Museu Imperial - Cineteatro
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 - Centro
Tel.: (24) 2233-0300

Capacidade: 150 lugares
Entrada franca                          
Acesso para deficientes

16 de julho, sábado, 19h30m

Cia. Brasileira de Ballet

“Paquita Gran Pas Classique” e “Noite de Walpurgis”

Direção, remontagem, adaptação e ensaios: Jorge Texeira
Música de Ludwig Minkus e Charles Gounod

Local: Theatro D. Pedro
Endereço: Praça dos Expedicionários, s/n 
Bairro: Centro Histórico
Tel.: (24) 2235-3833

Capacidade: 510 lugares
Acesso para deficientes

16 de julho, sábado, 20h30m

“Cristal Jazz”

Taryn - Lançamento do CD “Noveau Vintage Café”

Um tributo as Divas do Jazz
Abertura: Cristiane Zappa (19h)

Local: Palácio de Cristal
Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/n 
Tel.: (24) 2247-3721
Bairro: Centro Histórico
cidade: Petrópolis

Capacidade: 250 lugares
Entrada franca
Acesso para deficientes
Programação dos filmes em cartaz