Boa tarde!           Domingo 27/09/2020   14:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Bomtempo visita Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Corrêas
Bomtempo visita Nova Estação de Tratamento de Esgoto de Corrêas
24/06/2016 - 20:15 - O prefeito Rubens Bomtempo visitou na manhã desta quinta-feira (23/6) a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Corrêas. Em atividade desde o ano passado, a unidade trata 1,2 milhão de litros de esgoto por dia, beneficiando cerca de nove mil moradores de Corrêas, Bairro da Glória, Samambaia, comunidade dos Frias e Castelo São Manoel, incluindo ainda o Hospital Alcides Carneiro.

Bomtempo foi recebido pelo diretor da concessionária Águas do Imperador, Márcio Salles, que apresentou ao prefeito a unidade e explicou o seu funcionamento. A construção da ETE Corrêas, com a instalação de quatro quilômetros de redes coletoras de esgoto na região, representou um investimento de R$ 1,6 milhão da concessionária Águas do Imperador.

“É um espaço que está funcionando perfeitamente bem e que ainda tem capacidade de crescer. Ações como a instalação da ETE Corrêas garantem que Petrópolis esteja entre os 25 municípios do Brasil que melhor tratam o esgoto. No estado do Rio, somos o segundo, ficando atrás apenas de Niterói”, disse Bomtempo.

Parte dos novos quatro quilômetros de redes leva os esgotos até a Praça de Corrêas, onde uma elevatória faz um tratamento preliminar por gradeamento e caixas de areia, para posterior adução até a ETE. Na estação, são três etapas de tratamento do esgoto: digestão anaeróbia, filtro biológico e decantador secundário, até que água limpa e tratada seja lançada no Rio Piabanha.

Além da despoluição do rio, a unidade agrega outro benefício ambiental para Corrêas: no entorno da estação, em uma área de dois mil metros quadrados, foram plantadas 600 mudas de árvores de espécies nativas da mata atlântica, incluindo ipês, árvores frutíferas e espécies resistentes a alagamentos.
 
Programação dos filmes em cartaz