Boa noite!           Sábado 20/07/2019   18:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > O Museu Imperial receberá Joaquim Eloy do Projeto “Fale-me de Petrópolis” dia 23/06 às 14h30
O Museu Imperial receberá Joaquim Eloy do Projeto “Fale-me de Petrópolis” dia 23/06 às 14h30


15/06/2016 - 13:02 - Dando continuidade ao projeto “Fale-me de Petrópolis”, a Biblioteca do Museu Imperial, no dia 23 de junho, às 14h30, receberá o historiador Joaquim Eloy para uma “prosa informal”.

Na ocasião, Eloy abordará aspectos da colonização germânica em Petrópolis, como por exemplo, o assentamento das famílias alemãs aos espaços a eles determinados pelo projeto urbanístico de Julio F. Koeler, a ocupação e a adaptação dessa população e os exemplares atuais da riqueza desse período. Para o pesquisador, “Fale-me de Petrópolis”, é uma oportunidade que proporciona o resgate histórico do período mais encantador de nossa história e que a continuação do mesmo, incentivará a pesquisa da evolução da cidade.

Segundo Cláudia Costa, historiadora e idealizadora do projeto, o objetivo é transformar “Fale-me de Petrópolis” em programação permanente da instituição. Cláudia complementa que a biblioteca é o espaço ideal para esse tipo de evento, já que alia cultura, dinamismo e bons livros.

O título do evento foi escolhido a partir de uma fala do Imperador d. Pedro II que no exílio, como Pedro de Alcântara, ao escrever para os amigos, pedia para que estes dessem notícias sobre a cidade que ele tanto amava.

SOBRE O PALESTRANTE: Joaquim Eloy Duarte dos Santos é professor aposentado, tendo lecionado na Universidade Católica de Petrópolis - UCP e em alguns
educandários de Ensino Médio. Bacharel em Direito, jornalista e dramaturgo, Eloy é autor de mais de 30 peças de teatro infantil e adulto, diretor do Teatro Experimental Petropolitano e Conselheiro da Escola de Música Santa Cecília. Atualmente, é Membro Titular do Instituto Histórico de Petrópolis, autor de várias pesquisas na área, principalmente no que diz respeito à História de Petrópolis, e também Acadêmico

Titular da Academia Petropolitana de Letras, que presidiu por muitos anos. Poeta com três livros editados, Joaquim Eloy é cronista e ficcionista. O professor é detentor do Prêmio Governo do Estado do Rio de Janeiro, com a obra: Nilo Peçanha, Vulto Inconfundível;(1957). Recentemente lançou três obras; Romanceiro de Isabel (poema de homenagem à Princesa Isabel); Pedro Rubens Independentemente de Tempo e Lugar; (biografia de seu querido e saudoso amigo Prof. Pedro Rubens) e "No Reino das Maravilhas; (10 peças teatrais para crianças, que levou aos palcos e dirigiu).

SERVIÇOS

Local: Museu Imperial/Ibram/MinC
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300
E-mail: mimp.faleconosco@museus.gov.br

Programação dos filmes em cartaz