Boa noite!           Segunda 22/07/2019   01:00
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce do aneurisma de aorta
Campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce do aneurisma de aorta
13/05/2016 - 18:34 - Material informativo é distribuído no Hospital SMH – Beneficência Portuguesa na semana de prevenção. A 1a Semana de Prevenção ao Aneurisma de Aorta, lançada em Petrópolis, conta com ações em hospitais e unidades de saúde da cidade com o objetivo de alertar sobre a doença que não apresenta sintomas e tem alto índice de mortalidade. A campanha visa criar uma nova cultura de prevenção entre a classe médica e a população. A iniciativa partiu de especialistas responsáveis pelo setor de cirurgia vascular do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa, onde há distribuição de material informativo.

O aneurisma de aorta provoca a dilatação da artéria, que pode ser romper. Segundo o cirurgião vascular Tiago Coutas, chefe da especialidade no Hospital SMH com os também especialistas Marcos Vinicius Telles Ventura e Pedro Judice Martins, quando há ruptura, o risco de morte é grande.

“Cerca de 50% dos pacientes que apresentam ruptura do aneurisma, provocado pelo acúmulo de sangue em determinado ponto da artéria, não resistem e morrem. É possível detectar essa condição através do ultrasson abdominal, por isso, queremos levar informação para a população e incentivar os médicos a solicitar o exame sempre que o paciente estiver no grupo de risco”, esclarece Tiago Coutas.

Pessoas com histórico familiar da doença, tabagistas (e ex fumantes), hipertensos e homens com idade acima de 65 anos estão entre os que devem passar por uma avaliação médica mais criteriosa. O problema tem tratamento e as chances de cura são grandes quando o diagnóstico é precoce.
Programação dos filmes em cartaz