Boa noite!           Quinta 02/12/2021   04:38
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Profissionais do CEREST realizam Ação de Conscientização nas Unidades de Saúde
Profissionais do CEREST realizam Ação de Conscientização nas Unidades de Saúde
24/05/2016 - 18:06 - Profissionais do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest) iniciaram nesta semana uma ação de conscientização nas unidades de saúde do município. As duas UPAS Centro e Cascatinha foram as primeiras a receberem a visita dos profissionais, que conversaram com os funcionários das unidades e também os pacientes, e orientaram sobre como agir em caso de ocorrências de acidentes de trabalho.

“É um trabalho de conscientização, pois muitos trabalhadores não sabem o que devem fazer depois que sofrem algum tipo de acidente de trabalho. Conversamos com as pessoas e tiramos as dúvidas”, disse a coordenadora do Cerest, Márcia Miranda. Na próxima semana, os profissionais do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador irão percorrer os postos de saúde da família e unidades básicas de saúde.

“O trabalhador acidentado deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. O acidente deve ser notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do SUS - Sinan -, independente do vínculo empregatício. Caso seja contribuinte do INSS, além de registrar o acidente de trabalho no Sinan deverá também ser preenchida a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT. Esses são os primeiros passos que o trabalhador deve fazer”, orientou a coordenadora do Cerest.

O Cerest foi inaugurado em março deste ano e tem como missão implementar no município ações de promoção à saúde do trabalhador, prevenção e diagnóstico de doenças contraídas durante o expediente, a notificar acidentes ocorridos em serviço, ao tratamento e à reabilitação dos trabalhadores. O centro funciona com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e técnico de segurança do trabalho. A unidade fica na Rua Dom Pedro, nº 214, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Programação dos filmes em cartaz