Boa noite!           Domingo 15/12/2019   19:33
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Livros > Contando e Cantando os Sonhos de Dumont
Contando e Cantando os Sonhos de Dumont
22/03/2016 - 10:57 - Encontra-se no prelo o novo livro da escritora, pedagoga, comunicadora e  produtora cultural Catarina Maul. Trata-se da obra Contando e Cantando os Sonhos de Dumont, que tem ilustrações de Rodrigo Santana CB, renomado artista da cidade de Petrópolis e que já somou com a escritora, como ilustrador, no livro E Deus Criou o Mundo..., lançado em 2014.

O título é o décimo terceiro da lista de edições da Bem Cultural Editora, que Catarina Maul coordena ao lado de Luciana Cunha.

A publicação é nova, mas o trabalho já tem a consistência da maturidade, pois o texto está escrito há cerca de 10 anos, quando foi apresentado em forma de contação teatralizada de histórias por mais de 30 vezes na cidade de Petrópolis.  

Catarina Maul sempre foi uma profunda pesquisadora da vida e obra de Santos Dumont e apaixonada pela História do Brasil e pelos verdadeiros heróis nacionais.  Participou, há 10 anos, da comissão organizada pela Prefeitura de Petrópolis para comemorar o Centenário da Dirigibilidade. Por isso, nesse mesmo período em que escreveu o texto para ser apresentado a crianças e jovens, em contexto escolar ou fora dele, contou com uma participação bastante especial. Incluiu no trabalho escrito onze canções autorais que divide com o parceiro musical Renato de Resende, também ator no trabalho e responsável por toda a direção musical da peça que possui o mesmo nome e encontra-se em nova montagem. O espetáculo Contando e Cantando os Sonhos de Dumont tem direção de Rodolfo Medeiros e da peça participam os atores músicos Renato de Resende, Guido Martini, Paulo Peçanha e Diego Teixeira.

Para abrir o projeto, aproveitando as comemorações do Dia do Livro Infantil, em abril, Catarina Maul e sua equipe já comemoram a coleção de convites recebidos para o lançamento, e os projetos criados no entorno do livro que só chega em 7 de abril.

No dia 12 de abril, quinta, às 9h, o lançamento acontece na Casa da Educação Visconde de Mauá, abrindo a programação da Semana do Livro Infantil. Catarina Maul, funcionária da Rede Municipal de Ensino e chefe da Divisão de Atividades Culturais Artísticas, alegra-se por começar a viagem nesse espaço onde trabalha todos os dias, idealizando e dinamizando projetos que promovem acesso cultural aos alunos das escolas do município.

No dia 16, sábado, às 15h, a festa será completa no SESC Nogueira, Estrada do Calembe, 2000. Lá o espetáculo teatral fará a grande estreia, com evento gratuito ao público.

No domingo, dia 17, o livro será lançado dentro de um evento muito especial, a FLISI – Festa Literária da Serra Imperial, na galeria da INTERTV, a Rua da Imperatriz, 327.

No dia 18, segunda-feira, dois momentos importantes coroam esta viagem. Às 14h, Catarina Maul e sua equipe estarão no CEU – Corta Rio, espaço cultural da Posse, conversando com escolas e público em geral. E no mesmo dia, às 19h30, a apresentação será para estudantes e professores da Universidade Estácio de Sá, no Bingen.

No dia 20 de abril, quarta-feira, às 15h, quem recebe o projeto é o Hipershopping ABC, atendendo escolas do bairro.

No dia 27 de abril, quarta-feira, o livro terá lançamento na Pelada Poética do Leme, no Rio de Janeiro, evento coordenado pelo ator e escritor Eduardo Tornaghi.

E no dia 28 de abril, quinta, às 18h,  é a vez da equipe marcar espaço no Café Cultural da FASE – Faculdade Arthur Sá Earp.

Catarina Maul ainda comemora a realização independente de dois projetos lindos, que utilizam-se do título Contando e Cantando os Sonhos de Dumont, como objeto. O destacado Projeto Independência, que tem na direção a escritora e gestora Cecília Pinheiro, através da ação Apadrinhamento Literário, está realizando o sonho de atender a 60 crianças com o livro, adquiridos por voluntários que presenteiam os pequenos com a compra dos exemplares. A ação está sendo copiada pelo Projeto do Morro, de Bruno Gonçalves, que dedica-se à oferta de oportunidades para as crianças e jovens do Alto da Serra.

Para a autora, o melhor disso tudo é, ainda, poder ver voar pelos diversos ares de Petrópolis e demais cidades os sonhos do menino inventor que revolucionou o mundo e ensinou à humanidade que jamais se deve desistir. Voa, Dumont!
Programação dos filmes em cartaz