Boa tarde!           Segunda 24/02/2020   17:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Dança > Kaiserstadt Kulturkreis
Kaiserstadt Kulturkreis

No próximo dia 21/10, sábado, acontece a festa em comemoração aos 10 anos de fundação do Kaiserstadt Kulturkreis(Centro Cultural Cidade Imperial) no E. C. Centenário no Bingen, com início às 19,00 hs.

No cardápio os visitantes encontrarão pratos típicos da cozinha alemã como o chucrut, a salada de batatas, salsichão branco e vermelho, linguiças, pernil assado, etc, além das deliciosas tortas, tudo vendido a preços bem acessíveis.

Na parte cultural haverá apresentação do Grupo de danças Gaúchas Estancia Imperial (convidado) e do dono da festa, o aniversariante Kaiserstadt, numa sequencia preparada com muito carinho.

Durante a noite também serão feitas homenagens aos fundadores e a todos aqueles que de alguma forma colaboraram para esta história de sucessos.
Na decoração o jubileu estará presente de todas as formas e haverá ainda sorteio de brindes e algumas surpresas.

Maiores informações pelos telefones: 2244-8027 e 2245-4251.


Teatro – Música – Canto – Dança folclórica

O Kaiserstadt Kulturkreis (Centro Cultural Cidade Imperial) foi fundado em 1º de fevereiro de 1997 por um grupo de pessoas empreendedoras e conscientes da importância do resgate da cultura legada às gerações jovens descendentes dos colonizadores alemães que chegaram à Petrópolis a partir de 29 de junho de 1845.

Para possibilitar um leque maior de trabalhos foi criado este Centro Cultural, abrindo espaço para trabalhos com o canto folclórico, o teatro, a dança folclórica, pesquisas de genealogia, culinária, aulas de alemão básico, etc.
O nosso estandarte (brasão) foi criado pelo amigo e pesquisador, Bartolomeu Escarlate Neto baseado na história de Petrópolis.

O Manteler encimado pela Coroa Imperial, representa Petrópolis no tempo do Império. A águia em negro ao centro, simboliza a presença da colônia alemã na Cidade Imperial e as cores; preta, vermelha e ouro, são as cores da Bandeira da Alemanha.

Nosso traje oficial é uma fiel reprodução do traje usado por volta do ano de 1800 na região do Hunsrück-Alemanha, de onde vieram os nossos colonos. Era usado para ir à Missa ou em festas. Confeccionado em tecidos rústicos, representando a simplicidade do povo que o usava, tem seu encanto nos bordados e crochês.
Temos um traje opcional que é inspirado nos trajes austríacos. Através dele, homenageamos a Imperatriz Dª. Leopoldina descendente dos Habsburg, esposa de D. Pedro 1º que era nascida na Áustria.

Nosso Grupo de Danças Folclóricas pertence à categoria adulta, com idade a partir dos 15 anos.

Nossos ensaios acontecem todos os finais de semana que nos últimos dois anos acontecem no Colégio Opção, que gentilmente cede suas instalações para este fim.

Nosso grupo de teatro apresenta-se sempre em dezembro nos teatros e espaços culturais em Petrópolis com uma peça bíblica narrando a história do Natal.

Além das apresentações em Petrópolis (duas vezes ao mês no Palácio de Cristal), em Clubes, Hotéis, escolas, entidades filantrópicas, estamos presentes todos os anos na Bauernfest que se constitui na maior festa alemã do Estado do Rio de Janeiro. São 10 dias de pura alegria e confraternização, onde jovens de todas as idades se divertem, encontram e reencontram, dançam, saboreiam as delícias da culinária alemã oferecidas nas barracas, compram artesanato e assistem às apresentações dos grupos folclóricos que acontecem no palco montado no jardim do Palácio de Cristal, montado para este fim.

Também nos apresentamos em outros estados como MG, PR, SC, e RS.

Quem desejar maiores informações, podem nos contactar pelos seguintes telefones:
(24) 2244-8027 e 9275-4589
e-mail:
kaiserstadtkultur@yahoo.com.br

Programação dos filmes em cartaz