Boa noite!           Quinta 17/10/2019   00:48
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Exposições > Dez Exposições Abertas para Visitação Em Março
Dez Exposições Abertas para Visitação Em Março
08/03/2016 - 17:11 - A agenda de exposições dos centros culturais para o mês de março está movimentada, principalmente em função do aniversário de Petrópolis, comemorado no dia 16 de março. Dez mostras de artes, promovidas pela Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, estão abertas ao público, como opções de lazer cultural para os moradores e turistas que visitam a cidade. Todas com entrada franca e classificação livre. Os centros têm se tornado referência para artistas exporem seus trabalhos.
 
No Centro de Cultura Raul de Leoni três novas exposições estão em cartaz. “Petrópolis: ontem e hoje”, montada na galeria Van Dijk, traz fotos do município em dois momentos: os primórdios de sua fundação e hoje. Antônio Filipak, Cláudio Partes, Isabela Bentes, Juliana Brasil, Moisés Pregal e Robert Bessa são os fotógrafos que re-interpretaram fotos antigas de alguns pontos da cidade. O visitante faz uma viagem no tempo e percebe as mudanças ocorridas na cidade.
 
Na Galeria Aloísio Magalhães, a mostra “Centro de Cultura: uma história viva” tem fotos do Centro de Cultura Raul de Leoni em seus diversos momentos, desde a antiga Biblioteca Municipal, passando pela construção do prédio atual até a presente data. Também são mostradas algumas exposições acontecidas e seus personagens em tempos passados. Um vídeo mostrando a construção do prédio ficará disponível aos visitantes durante toda a mostra.
 
A Fundação de Cultura e Turismo apresenta parte de seu acervo na Galeria Djanira em “Nosso acervo”, com pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e algumas esculturas. São obras de diversos artistas da cidade e de outras partes do país. Boa parte foi obtida por meio de doações feitas pelos próprios artistas que expuseram em algum momento numa das galerias da FCTP e outras foram doadas por instituições culturais. 
 
A Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta recebe pela primeira vez uma exposição, com a inauguração do Espaço de Cultura e Arte, dentro da programação da Semana da Mulher. A paulista Bea Corradi apresenta na mostra “Despertar” uma série de pinturas na qual a figura da mulher é presente como um símbolo de resistência aos abusos que elas sofrem. Os relatos e histórias de mulheres fortes, que ousaram enfrentar o sistema lutando pela igualdade de direitos, são temas que servem como fonte de inspiração para o desenvolvimento das suas obras.
 
Em comemoração aos 173 anos da fundação de Petrópolis, a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral preparou a exposição “Um passeio por Petrópolis”, com o objetivo de recuperar, divulgar e salvaguardar a memória petropolitana, assim como o acervo que compõe o Arquivo Histórico e a Biblioteca Municipal. Serão expostos documentos, fotografias, quadros, jornais, livros, mídias, revistas e objetos tridimensionais retratando toda a construção da cidade através de fatos curiosos, lugares marcantes e aspectos históricos encontrados desde 1843 até os dias atuais. 
 
A exposição cenográfica “Bem-vindos! Eu sou Petrópolis” vai ocupar o Espaço Cultural Inter TV com fotografias que exaltam os valores das riquezas petropolitanas como natureza, história, gastronomia, cultura e arte. Curadoria, design e produção do artista Cláudio Partes, e parceria Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

No Centro Cultural Estação Nogueira, “Conhecendo Petrópolis” é uma exposição comemorativa dos 173 anos da fundação de Petrópolis, composta por 50 fotos que mostram as belezas do Centro Histórico e dos distritos, clicadas por três fotógrafos: Eloir Ferreira, Moisés Pregal e Tânia Brand. As imagens trazem as belezas naturais e históricas, retratando os marcos da era Imperial e da Petrópolis contemporânea. 
 
Em “Espaços transitórios”, alunos do curso de Arquitetura elaboraram maquetes de estruturas que foram montadas no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. Essas estruturas medem aproximadamente 3x3x3m e são penetráveis pelo público. São estruturas efêmeras, de fácil montagem e que se apresentam para o olhar e o penetrar, num exercício de liberdade fruidora.
 
Duas exposições podem ser visitadas no CEU Praça Corta-Rio: “Por Elas – Cores e formas”, coletiva das artistas plásticas Carmem Elias, Marcia Loretti, Martha Bulgarelli e Ruth Assunção em homenagem ao Dia da Mulher, que retrata a expressão da força e determinação da mulher, representadas por artistas com falas distintas e olhares diversos. Sentimentos, visões, percepções ou vislumbres diante do mundo, perante o outro, de frente para a vida; e “Parabéns Petrópolis”, com trabalhos dos alunos das escolas municipais da Posse. Desenhos, pinturas e poesias contam a história de Petrópolis e serão expostos em forma de móbiles.
 
Horários de visitação e endereços:

Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral
De 14/03 a 8/04, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30; sábado, das 8h às 12h
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico / (24) 2233-1228 
 
Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta
De 8 a 31/03, de segunda a sexta, das 10h às 18h
Av. Koeler, 260 – Centro Histórico / (24) 2246-9077
 
Centro Cultural Estação Nogueira
De 10 a 27/03, de segunda a sábado, das 9h às 17h; domingos e feriados, das 9h às 13h
Av. Leopoldina, 317 – Nogueira / (24) 2237-3860

Centro de Cultura Raul de Leoni
De 4 a 27/03, de terça a sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 17h
Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico / (24) 2233-1200 
 
Centro de Artes e Esportes Unificados Praça Corta Rio (CEU – Praça Corta Rio)
Por Elas – Cores e formas: de 4 a 25/03, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Parabéns Petrópolis: de 15/03 a 01/04, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Estrada União Indústria, 32.965 – Posse (ao lado do CIEP 281 Gabriela Mistral)
 
Espaço Cultural Inter TV
De 15 a 30/03, todos os dias, das 9h às 17h (não abre nos dias 19 e 20)
Rua da Imperatriz, 327 – Centro Histórico / (24) 2237-3780 

Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes
De 27/02 a 26/03, de segunda a domingo, das 7h às 19h
Estrada União Indústria, 10.000 – Itaipava / (24) 2222-1299 
Programação dos filmes em cartaz