Boa noite!           Sábado 20/07/2019   18:50
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Palestras e Workshops > Casa de Cláudio de Souza recebe Primeiro Encontro do NAAP – Núcleo de Astronomia Amadora de Petrópolis de 2016
Casa de Cláudio de Souza recebe Primeiro Encontro do NAAP – Núcleo de Astronomia Amadora de Petrópolis de 2016
04/03/2016 - 14:05 - No próximo dia 17 de março, às 19h30, a Casa de Cláudio de Souza receberá o primeiro encontro do NAAP – Núcleo de Astronomia Amadora de Petrópolis de 2016. Neste o astrônomo Marcelo De Cicco abordará o tema “Superbólidos – de Tunguska a Chelyabinsk – ameaça potencial à humanidade”. O evento é gratuito e aberto ao público.

Desta vez Marcelo explicará aspectos históricos, teorias e origens deste fenômeno que pode produzir energia suficiente para destruição em massa, além de abordar projetos de pesquisas em andamento destinados ao monitoramento e prevenção de impactos destruidores originados no espaço. O evento é gratuito e aberto para todas as idades.

SOBRE O PALESTRANTE – Marcelo Antonio De Cicco é astrônomo formado no Observatório do Valongo e possui experiência em astronomia desde 1982. Trabalhou com a construção e análise de refletores, refratores e instrumentação em geral. Marcelo também é especialista em tratamento de imagens, estatística, 
ótica, algoritmos e modelagem para astronomia, além de ser membro do CARJ - Clube de Astronomia do Rio de Janeiro, desde 1984. Atualmente, coordena a “Exoss Citizen Science” e possui uma estação de monitoramento de meteoros na cidade de Petrópolis/ RJ.

SOBRE O NAAP – NÚCLEO DE ASTRONOMIA AMADORA PETROPOLITANA – É uma organização sem fins lucrativos, criada por Marcelo Antônio De Cicco, em abril de 2015, que tem por objetivo reunir os amantes da astronomia e astrofotografia, possibilitando assim, o desenvolvimento de atividades correlatas, bem como construção de telescópios e instrumentação, além de promover cursos, seminários e palestras sobre o tema.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Além dos eventos que recebe, o espaço, que é uma subunidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h. Para mais informações entre em contato pelos telefones (24) 2231-5156 e (24) 2231-4722 ou pelo e-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br.

SERVIÇOS

Local: Casa de Cláudio de Souza/Museu Imperial
Endereço: Praça da Liberdade, nº 247 
Bairro: Centro 
Cidade: Petrópolis, RJ
Contatos: (24) 2231-5156 / (24) 2231-4722 
E-mail: mimp.casaclaudiodesouza@museus.gov.br
Programação dos filmes em cartaz