Boa tarde!           Domingo 28/11/2021   17:44
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Exame para Detecção do Vírus da Zica já pode ser realizado em Petrópolis
Exame para Detecção do Vírus da Zica já pode ser realizado em Petrópolis
26/02/2016 - 09:43 - O Laboratório Baffi está realizando um avançado teste molecular de detecção do Vírus Zica, em amostras de sangue e urina. Com a nova metodologia aplicada, conhecida como Reação Polimerase em Cadeia (PCR), é possível identificar o material genético do vírus com alta precisão, mesmo nos estágios iniciais da infecção.

“Trata-se de um exame de grande relevância tendo em vista que logo nos primeiros sintomas já é possível obter um resultado preciso. É, sem dúvidas, mais garantido. O exame mais comum é o de sorologia, ocorre que, com esse método, só é possível um diagnóstico preciso depois de sete dias dos sintomas da doença”, explicou o diretor médico do Laboratório Luciano Baffi, lembrando que existem metodologias diferentes para o mesmo exame e que uma avaliação médica criteriosa é de extrema importância para a indicação do método mais adequado para cada caso.

Os resultados dos exames ficam prontos em até cinco dias úteis e o Laboratório Baffi também disponibiliza os testes para detecção da Chikungunya e Dengue. “Esse exame é uma garantia para o médico e também para o paciente, visto que o Brasil vem assistindo ao aumento de anomalias congênitas (Microcefalia), Síndrome de Guillain-Barré e outras síndromes neurológicas e autoimunes em áreas onde o Zika está circulando”, reforçou o médico Luciano Baffi.

A  Febre Zika é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Uma em cada quatro pessoas podem não desenvolver os sintomas. Nos sintomáticos, a doença geralmente é leve a moderada com sintomas que podem durar entre dois a sete dias e as suas manifestações principais são muitas vezes semelhantes a dengue. Dores pelo corpo, articulações, dor de cabeça, febre, erupção ou vermelhidão pela pele, fadiga e conjuntivite são os principais sintomas.
Programação dos filmes em cartaz