Boa noite!           Quinta 02/12/2021   03:56
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Psicanálise é Tema de Seminários no Centro de Cultura Raul de Leoni
Psicanálise é Tema de Seminários no Centro de Cultura Raul de Leoni
12/02/2016 - 11:37 - O Núcleo de Estudos Psicanalíticos de Petrópolis – NEPP – realiza, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, dois seminários de fundamentos em Psicanálise. Com os temas “As psicoses, uma introdução”, ministrado pela psicanalista doutoranda em Psicanálise, Vanisa Santos, e “As formações do Inconsciente”, ministrado pela psicanalista, doutora em Psicanálise e coordenadora do NEPP, Joseane Garcia, os encontros serão quinzenais, de março a junho deste ano, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Os seminários tratarão de conceitos fundamentais presentes na obra do fundador da psicanálise, Sigmund Freud, e do psicanalista francês Jacques Lacan. As inscrições estão abertas até o dia 29 de fevereiro.

“Tanto a introdução ao tema das psicoses quanto das formações do inconsciente são fundamentais para uma compreensão mais aprofundada da psicanálise como campo de teoria e de prática”, informou Joseane. “Nós propusemos um encontro mensal para cada seminário, intercalados de forma que os profissionais e estudantes possam realizá-los paralelamente”.

Para a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Drica Madeira, trata-se de uma oportunidade para fomentar ainda mais, em Petrópolis, os estudos em psicanálise, que há décadas ultrapassou os limites dos consultórios de psicologia e passou a fazer parte da cultura de forma bastante abrangente. “Nós usamos termos oriundos da psicanálise no dia a dia e sabemos o que muitos artistas desenvolvem seus trabalhos com base nos conhecimentos produzidos por Freud e por outros que vieram depois dele. Esperamos que os psicólogos e estudantes de psicologia aproveitem a oportunidade”.

As aulas serão ministradas nos dias 05 e 19/3, 02 e 16/4, 07 e 21/5 e 04 e 16/6, sempre aos sábados, das 9h às 11h, com o investimento de R$ 50,00 por encontro. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail nepp.inscricao@gmail.com.

Este é o segundo evento realizado pelo NEPP, que em agosto de 2015 promoveu uma mesa-redonda sobre guarda compartilhada e alienação parental, evento gratuito que reuniu mais de 40 pessoas na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta. Na ocasião, a psicóloga e psicanalista Lenita Pacheco Lemos Duarte, o advogado de Direito de Família, Paulo Halegua, e o bacharel em Comunicação Social, Márcio Teixeira, apresentaram as implicações psicológicas e legais de separações letigiosas em que há filhos envolvidos.
Programação dos filmes em cartaz